Eleições 2020

Ibope/JC/Rede Globo no Recife, votos válidos: João Campos, 50%; Marília Arraes, 50%

Candidatos se enfrentam nas urnas neste domingo (29). Para este levantamento, foram entrevistados 1.204 votantes do Recife e a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/11/2020 às 19:08 | Atualizado em 28/11/2020 às 20:52
Arte sobre fotos de Arnaldo Carvalho e Yacy Ribeiro/JC Imagem
No Recife, disputa entre João Campos e Marília Arraes será voto a voto - FOTO: Arte sobre fotos de Arnaldo Carvalho e Yacy Ribeiro/JC Imagem

.
Eleições 2020 - .

Os candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), que disputam a Prefeitura do Recife no segundo turno das eleições municipais, têm percentuais de intenção de votos exatamente iguais, segundo pesquisa Ibope/JC/Rede Globo divulgada na noite deste sábado (28): 50%. Os números referem-se aos votos válidos calculados no levantamento, que correspondem à proporção de votos que o postulante recebeu sobre o total de votos, menos os brancos, nulos e indecisos.

A terceira rodada da pesquisa encomendada pelo Jornal do Commercio e pela Rede Globo ao Ibope foi feita presencialmente entre os dias 27 e 28 de novembro de 2020. Foram entrevistados 1.204 votantes do Recife e a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do estudo é de 95%, o que quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o protocolo Nº PE 02002/2020.

>> Datafolha no Recife, votos válidos: João Campos, 50%; Marília Arraes, 50%

>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos tem 43%, e Marília Arraes tem 41%, acirrando disputa no Recife

>> Marília Arraes diz ser mais preparada e promete mudanças para o Recife

>> João Campos se diz preparado para encarar os desafios do Recife

Artes SJCC
Última pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - Artes SJCC

Na primeira rodada da pesquisa para o segundo turno, publicada no dia 18 de novembro, João e Marília estavam tecnicamente empatados, ele com 47% dos votos válidos e ela com 53%. No dia 25, a vantagem numérica foi invertida, mas o empate técnico se manteve. Naquele levantamento, João surgiu com 51% das menções, enquanto Marília registrava 49% dos votos válidos.

Quando os votos totais da pesquisa de hoje são levados em consideração, João e Marília aparecem com 42% das intenções de voto, cada. Brancos e nulos somam 12% dos entrevistados, enquanto os que não souberam ou não quiseram opinar totalizaram 2%.

Após responderem às perguntas sobre intenção de voto, o Ibope quis saber dos entrevistados se as suas decisões de voto ainda poderiam mudar, e 88% deles afirmaram que a escolha é definitiva, 11% disseram que poderiam mudar e 1% não respondeu ou disse que não sabe.

PERFIL

Dos 1204 entrevistados pelo Ibope para esta fase da pesquisa, 43% são do sexo masculino e 57% do sexo feminino, sendo que a maior parte deles (23%) possui de 25 a 34 anos. O instituto informa, ainda, que a porção mais generosa de eleitores que participou do levantamento estudou até o ensino médio (42%) e que 72% do total de pesquisados se considera preto ou pardo. Católicos são 48%, evangélicos 27% e aqueles que disseram fazer parte de outras religiões totalizaram 25%. Ao serem questionados sobre as suas rendas familiares, 37% dos entrevistados afirmaram receber até um salário mínimo, a maior parte do grupo.

AVALIAÇÕES

Na terceira rodada do estudo realizado pelo Ibope para o segundo turno no Recife, os participantes também classificaram as administrações do prefeito Geraldo Julio (PSB), do governador Paulo Câmara (PSB) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo os dados da pesquisa, a maioria dos pesquisados reprova a atuação dos gestores.

Para 37% dos entrevistados, a administração de Geraldo Julio é ruim ou péssima, para 35% é regular e para 25% é ótima ou boa. Por fim, 58% dos participantes disseram desaprovar a gestão do socialista, enquanto 38% aprovaram o prefeito.

Sobre Paulo Câmara, 41% dos pesquisados consideraram a atuação dele à frente do Executivo Estadual ruim ou péssima, 39% a avaliaram como regular e 18% disseram que o trabalho do governador é bom ou ótimo. Mais da metade dos entrevistados (53%) afirmaram que, como presidente, Jair Bolsonaro é ruim ou péssimo, 21% o classificaram como regular e 25% o consideram ótimo ou bom.

.
Eleições 2020 - FOTO:.
Artes SJCC
Última pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - FOTO:Artes SJCC

Comentários

Últimas notícias