ELEIÇÕES 2020

Aplicativo e-Título não pode ser baixado neste domingo, dia do segundo turno

Somente poderá utilizar o e-Título quem já tiver se cadastrado até esse sábado (28)

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 29/11/2020 às 6:54 | Atualizado em 29/11/2020 às 6:55
Marcello Casal JrAgência Brasil
O e-Título pode servir como documento oficial de identificação para o eleitor - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

O aplicativo e-Título não poderá baixado neste domingo (29), informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Somente poderá utilizar a ferramenta quem já tiver se cadastrado até a véspera. O cadastramento só voltará a ficar disponível na segunda-feira (30).

>> Ibope/JC/Rede Globo no Recife, votos válidos: João Campos, 50%; Marília Arraes, 50%

>> Datafolha no Recife, votos válidos: João Campos, 50%; Marília Arraes, 50%

>> João Campos e Marília Arraes vão decidir, voto a voto, eleição mais disputada dos últimos 20 anos no Recife

"Quem não baixou o aplicativo até ontem, não vai conseguir neste domingo. O TSE desligou a ferramenta para não haver congestionamento", destacou o  diretor-geral do Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, em entrevista à Rádio Jornal na manhã deste domingo (29).

A ferramenta digital dá acesso a uma série de serviços projetados pela Justiça Eleitoral para facilitar o voto. Neste dia da votação, o e-Título pode servir como documento oficial de identificação para o eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. O aplicativo permite também ao eleitor checar a localização da seção eleitoral.

O e-Título também permite justificar ausência às urnas no dia da votação, caso se encontre fora de seu domicílio eleitoral. Nesses casos, o aplicativo se vale do georreferenciamento presente nos celulares. Com a medida, a Justiça Eleitoral quer dispensar o eleitor de realizar o procedimento presencialmente.

Falhas no e-Título

No primeiro turno das eleições municipais, em 15 de novembro, o e-Título apresentou falhas. Muitos eleitores reclamaram por não conseguir justificar a ausência por meio do aplicativo.

Na ocasião, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse que a instabilidade se devia aos downloads e cadastros de última hora, que sobrecarregaram o sistema.

Segundo dados da Justiça Eleitoral, até o primeiro turno o e-Título havia sido baixado cerca de 16 milhões de vezes. O Brasil tem cerca de 148 milhões de eleitores aptos a votar.

Comentários

Últimas notícias