Pernambuco

TRE-PE prevê que resultado das eleições 2020 saia mais cedo que no 1º turno

Apenas duas cidades no Estado estão com disputa de segundo turno: Recife e Paulista

Davi Saboya
Cadastrado por
Davi Saboya
Publicado em 29/11/2020 às 10:20 | Atualizado em 29/11/2020 às 10:24
Filipe Jordão/JC Imagem
TRE-PE reforçou a necessidade de reforçar a higienização dos eleitores nos locais de votação - FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

Ao contrário do primeiro turno das eleições 2020, o resultado do segundo turno deve sair mais cedo neste domingo (29). É o que projetou o assessor de planejamento do TRE-PE, Acácio Leite. A justificativa dele é que houve uma mudança tática no método de apuração. Além disso, o órgão vai disponibilizar vários pontos das cidades para a transmissão dos resultados. No caso, agora, em Pernambuco, a capital Recife e a cidade de Paulista, na Região Metropolitana. No dia 15 de outubro, os novos prefeitos e vereadores dos municípios foram oficializados no fim da noite.

LEIA MAIS

Candidato a prefeito Yves Ribeiro vota em Paulista

Eleições 2020: Saiba como justificar ausência na votação

Saiba como encontrar o seu local de votação neste segundo turno

Saiba quantos eleitores estão aptos a votar neste domingo (29) em Recife e em Paulista

Confira o protocolo sanitário do TSE para o segundo turno neste domingo

"Agora, no segundo turno, vai haver a transmissão dos resultados pelo TRE dos próprios locais de votação. Isso é uma inovação, pois no primeiro turno os resultados estavam sendo gravados em um dispositivo magnético e transportados até o cartório mais próximo. Em alguns bairros mais distantes, esse processo leva mais de uma hora. Como vai ser feita a transmissão em cerca de 21 pontos na cidade, vamos ganhar um tempo, uma hora, meia hora. O resultado vai acabar sendo divulgado mais cedo", afirmou Acácio Leite.

O assessor de planejamento do TRE-PE ainda revelou o reforço que foi feito no combate ao novo coronavírus nos locais de votação. "Na verdade, como a eleição no TRE foi tranquila, a gente não teve tantos pontos de destaque para corrigir. Apenas um reforço forte em relação a questão de segurança, já que tivemos um aumento nos casos de covid-19. A higienização dos eleitores foi bastante reforçada", comentou.

SEGUNDO TURNO

A votação no segundo turno em Recife e Paulista começou às 7h com tranquilidade. Na capital, os candidatos são João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT). Já em Paulista concorrem ao pleito Yves Ribeiro (MDB) e Francisco Padilha (PSB).

Na última pesquisa Ibope/JC/Globo, os candidatos no Recife apareceram empatados com 50% cada dos votos válidos. O clima na cidade está quente desde desse sábado na disputa entre os primos. 

Previsão do Tempo

O domingo (29) de segundo turno das eleições começou chuvoso em algumas área do Recife. A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) para o resto do dia é de céu claro a parcialmente nublado na capital e Região Metropolitana. O mesmo vale para a Zona da Mata, Agreste do Estado e arquipélago de Fernando de Noronha.

Para o Sertão, a previsão é de tempo parcialmente nublado, sem chuva, em toda a região ao longo do dia.

Temperaturas

Na Região Metropolitana do Recife (RMR) a temperatura deve variar entre 22ºC e 33ºC;
Na Zona da Mata Norte, 20ºC e 33ºC;
Na Zona da Mata Sul, 19ºC e 33ºC;
No Agreste, os termômetros devem marcar entre 17ºC e 35ºC;
Para o Sertão de Pernambuco, a Apac prevê mínima de 17ºC e máxima de 39ºC;
Para o Sertão do São Francisco, 22ºC e 40ºC;
Em Fernando de Noronha, os termômetros devem marcar entre 31ºC e 25ºC.

Comentários

Últimas notícias