JUSTIFICATIVA

Eleições 2020: Saiba como justificar ausência na votação

Os eleitores têm até 60 dias para apresentar a justificativa

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 29/11/2020 às 9:16 | Atualizado em 29/11/2020 às 9:17
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BENEFÍCIO Serviço eleitoral pode ser usado como critério de desempate para promoção de servidor público - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Não vai conseguir comparecer às urnas neste domingo (29), dia do segundo turno? Então você precisa justificar a ausência junto à Justiça Eleitoral. O prazo é de até 60 dias após a realização do pleito.

>> Eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo turno

>>"Expectativa é de que os resultados serão divulgados de forma mais célere", diz presidente do TRE-PE sobre segundo turno

>> Segundo turno: Recife, Paulista e mais 55 cidades no País decidem o futuro neste domingo (29)

É importante lembrar que o voto é obrigatório, e quem deixa de votar sem explicar o motivo fica sujeito a algumas penalidades, como ser impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, obter empréstimos, participar de concurso público e renovar matrícula no ensino oficial.

>> João Campos e Marília Arraes vão decidir, voto a voto, eleição mais disputada dos últimos 20 anos no Recife

>> Saiba quantos eleitores estão aptos a votar neste domingo (29) em Recife e em Paulista

Como justificar ausência na votação

Uma opção é o aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular. Essa ferramenta possui, inclusive, um sistema que consegue identificar se o eleitor de fato está fora do domicílio eleitoral. O e-Título apresentou falhas por motivos técnicos no primeiro turno e, neste segundo turno, só ficou disponível para baixar até esse sábado (28).

Outra opção de justificativa, sem sair de casa, é o sistema Justifica, disponível na página do TSE na internet. Nele podem ser anexados o requerimento de justificativa do eleitor e a documentação que comprova a ausência no pleito (por exemplo: atestado médico ou bilhete de passagem). A tramitação do pedido pode ser consultada a qualquer momento.

O eleitor também pode entregar esses documentos em qualquer zona eleitoral ou enviá-los pelos Correios ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito. Quem deixar de comparecer no segundo turno das eleições municipais, marcado para o dia 29 deste mês, tem até 28 de janeiro de 2021 para apresentar a justificativa.

Comentários

Últimas notícias