Coronavírus

Frente Nacional de Prefeitos cobra de Bolsonaro a aquisição de vacinas contra a covid-19

Os prefeitos cobram agilidade do governo federal

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/12/2020 às 12:36 | Atualizado em 09/12/2020 às 12:40
ILUSTRATIVA/HEUNG SOON/PIXABAY
Diligências feitas pela Polícia Federal encontraram na casa da mulher ampolas de soro fisiológico - FOTO: ILUSTRATIVA/HEUNG SOON/PIXABAY

Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira (9), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), já em conjunto com os prefeitos que foram eleitos para assumir em 2021, cobraram do governo Jair Bolsonaro, sem partido, a aquisição de vacinas e um plano de imunizações contra a o novo coronavúrus (covid-19).

"Com milhões de infectados e de mortos pelo mundo, mais de 6 milhões de casos e de 177 mil mortes no Brasil, prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos reivindicam que o governo federal cumpra seu papel constitucional de harmonização da federação e providencie, com agilidade e presteza, no âmbito do Plano Nacional de Imunizações, a compra e distribuição de vacinas contra a covid-19", diz trecho da nota dos prefeitos.

>> Tire as principais dúvidas sobre a vacina contra covid-19 no Brasil

>> Pernambuco não fará compra direta de vacinas contra covid-19 junto a laboratórios

>> Paulo Câmara e outros governadores se reúnem com ministro da Saúde para tratar da vacinação contra covid-19

A Frente realizou uma reunião de forma virtual e chegou a conclusão de que "é descabido que a União não se coloque, com clareza e efetividade, à frente desse processo para proteger os cidadãos brasileiros", segundo outro trecho do posicionamento. 

A nota ainda destaca que a retomada econômica depende da imunização da população e também da estabilidade e tempestividade das ações governamentais. "Por isso, prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos contam com atitudes assertivas da União a partir de agora", conclui a nota.

A nota da FNP foi lançada um dia depois que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e as entidades estaduais de Municípios lançaram, também, uma nota pedindo ao governo federal que providencie a contratação de todas as vacinas reconhecidas como eficazes e seguras contra a Covid-19 e assuma a responsabilidade pela distribuição para todas as unidades da Federação de forma urgente e equânime, sob coordenação do Ministério da Saúde utilizando o Programa Nacional de Imunização (PNI).

Os prefeitos defendem que a ação de vacinação contra a Covid-19, no âmbito do SUS, deve estar focada na homogeneidade da cobertura vacinal, sob pena de risco ao sucesso da campanha nos patamares de cobertura necessários à retomada da vida cotidiana que tanto a sociedade brasileira aguarda. Eles acreditam que "a homogeneidade na cobertura" da vacina é fundamental e que "todo brasileiro deve ter sua dignidade e seu direito à vida respeitados e colocados em primeiro lugar pelas autoridades".

Comentários

Últimas notícias