Câmara dos Deputados

João Campos faz seu último pronunciamento na Câmara dos Deputados

Em tom de despedida, o deputado federal relembrou sua trajetória na Câmara dos Deputados e homenageou seu pai, o ex-governador Eduardo Campos.

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/12/2020 às 20:12 | Atualizado em 09/12/2020 às 20:12
Foto: Luiz Macedo/Câmara dos Deputados
João Campos faz discurso de despedida na Câmara dos Deputados. - FOTO: Foto: Luiz Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado federal João Campos (PSB), subiu à tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (9), para fazer seu último pronunciamento como parlamentar. Em seu discurso, o prefeito eleito do Recife fez um agradecimento a sua família, aos colegas de partido e de bancada, relembrou sua trajetória nestes dois anos de mandato e reverenciou o seu pai, o ex-governador Eduardo Campos. 

>> Com vitória de João Campos, Milton Coelho assume vaga na Câmara dos Deputados

>>João Campos planeja imunização independente do Recife contra o coronavírus

>>João Campos anuncia coordenação da equipe de transição para o seu governo no Recife

De acordo com o socialista, diante do atual momento vivenciado no Brasil, é preciso fortalecer a política através da construção de um país mais justo e que gere oportunidades. "A política tem muito que melhorar, naturalmente, tem muito o que transformar. Mas, essas eleições deram um recado muito nítido de que não há outra alternativa senão transformar pela política. Que a gente seja o instrumento da melhoria efetiva da política no Brasil, e que nós jamais caiamos no erro de negar a política, de querer acabar com a política. Temos a obrigação de transformar, de melhorar, e de fazer com que a política esteja 24 horas a serviço das pessoas", declarou. 

Eleito em 2018 com 460.637 votos, João Campos foi alçado, logo no inicio do seu mandato, ao posto de vice-líder do PSB na Câmara e titular na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Ele também foi o criador da CPI do Óleo, atuando como relator na investigação do vazamento de petróleo cru. Na área de Educação, o parlamentar foi coordenador da Comissão Externa de Acompanhamento dos Trabalhos do MEC (Comex/MEC) e sub-coordenador de Educação Superior e Pesquisa em 2019, assim como assumiu a coordenação da Comex neste ano de 2020. Por fim, ele também presidiu a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica.

" Aqui, fica provado que as principais ações que nós tivemos foram de iniciativa coletiva, juntando gente, por que a arte da política é juntar as pessoas, juntar quem pensa diferente em torno de um objetivo que possa transformar a vida das pessoas. A gente teve a oportunidade de, durante o mandato de deputado, dedicar a maior parte do tempo pela educação e assim vai ser durante toda a minha vida pública", afirmou. 

Ao falar que o ex-governador Eduardo Campos "colocou a educação pernambucana no pódio da educação brasileira" e que fará o mesmo por Recife, o deputado federal também prestou uma homenagem ao seu pai, morto em um acidente aéreo, em 2014. 

"Quero fazer uma homenagem àquele que é referência na minha vida, meu pai Eduardo Campos, que esteve neste parlamento durante um bom tempo e teve oportunidade de governar Pernambuco. Certamente, o Brasil seria outro se ele não tivesse falecido, e poderia governar nosso Brasil. Que a gente siga fazendo o bem, trabalhando incansavelmente pela cidade do Recife e pelo nosso país", afirmou. 

A sessão desta quarta-feira, foi presidida pelo deputado federal Orlando Silva (PcdoB) e também contou com as falas dos deputados federais Tadeu Alencar e Felipe Carreras, ambos do PSB, que elogiaram a trajetória do socialista em seu mandato como parlamentar. Ao tomar posse como prefeito do Recife, no dia 1º de janeiro de 2021, quem assumirá sua vaga é o chefe de gabinete do governador Paulo Câmara, Milton Coelho. 

TRANSIÇÃO

Nesta terça-feira (8), o prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB), anunciou os nomes dos coordenadores e coordenadoras do processo de transição de governo. Havia uma expectativa em torno destes quadros que podem vir a compor espaços importantes do primeiro escalão do secretariado municipal. Integram a equipe de transição a economista e especialista gestão Maíra Fischer; o vereador eleito, advogado e servidor público federal, Carlos Muniz; a servidora pública estadual e especialista em planejamento em gestão Pâmela Alves; e o advogado e servidor público federal Marcos Toscano.

"Esse time vai receber um retrato da gestão, com o detalhamento dos programas, projetos e iniciativas que estão em curso na Prefeitura do Recife e o que já está previsto para o primeiro trimestre. Com base nesses dados, teremos condições de otimizar nossa atuação no início do ano", completou João, lembrando que 36 horas após a sua eleição já havia realizado a primeira reunião de transição com o prefeito Geraldo Julio.

A equipe anunciada por João Campos se integrar aos servidores já destacados por Geraldo: o controlador-geral do município, André Nunes; o secretário de Planejamento e Gestão, Jorge Vieira; o secretário de Administração, Marconi Muzzio; o presidente do Reciprev, Manoel Carneiro; o procurador-geral do município, Rafael Bezerra; e o secretário de Finanças, Ricardo Dantas. As reuniões, já iniciadas nesta quarta-feira,  ocorrem em um espaço cedido pela Caixa Econômica, no Empresarial Graham Bell, no bairro Ilha do Leite.

Comentários

Últimas notícias