Covid-19

João Campos planeja imunização independente do Recife contra o coronavírus

Em audiência com o ministro da Saúde, o prefeito eleito do Recife recebeu detalhes do planejamento nacional para vacinação e indicou que a cidade constituirá uma alternativa em paralelo

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/12/2020 às 18:24 | Atualizado em 09/12/2020 às 18:24
Rodolfo Loepert / Divulgação
João Campos anuncia comitê para a estruturação de uma proposta própria do Recife para a imunização contra o coronavírus - FOTO: Rodolfo Loepert / Divulgação

Em audiência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta quarta-feira (9), o prefeito eleito do Recife João Campos (PSB) apresentou a proposta de criação de um comitê com especialistas, médicos e pesquisadores da área sanitária, para estruturação de um planejamento de vacinação próprio da capital pernambucana. O encontro com o gestor federal, ocorre uma dia após a reunião com os governadores onde foi garantido que o Ministério da Saúde irá vacina toda a população brasileira e o plano nacional de imunização será apresentado ainda nesta semana. 

>>Frente Nacional de Prefeitos cobra de Bolsonaro a aquisição de vacinas contra a covid-19

>>Ministro da Saúde, Pazuello diz que vacina Pfizer pode começar a ser distribuída em dezembro ou janeiro

"Esperamos que o Ministério da Saúde possa coordenar o plano nacional de imunização, esse é o 'plano A' ideal. Mas não podemos apenas ficar esperando que isso se materialize e vamos lançar, já agora na transição de gestão, o nosso comitê com o objetivo de desenhar um caminho próprio para a imunização da população do Recife, aquisição de vacina e um plano de priorização das faixas de risco", pontuou João Campos.

>>Paulo Câmara diz que ministro da Saúde garantiu vacinação contra a covid-19 para todos os brasileiros e que logística será anunciada nesta semana

O prefeito eleito sublinhou que esse movimento visa imprimir a maior velocidade possível para a garantia da segurança sanitária necessária para os recifenses. "Toda essa atuação vai ser desenhada e estará pronta para a partir de janeiro, se necessário, ser startada", apontou, completando: "faremos o dever de casa e prepararemos uma alternativa à possibilidade de a ação do ministério da saúde não chegar a tempo." Os cinco especialistas que deverão compor o comitê, deverão ser anunciados na próxima semana. De acordo com o socialista, não haverá qualquer tipo de ônus financeiro para o poder público. 

PETROLINA

Enquanto não há definições claras sobre o plano nacional de imunização da covid-19, o prefeito reeleito Miguel Coelho (MDB), do município de Petrolina, Sertão do Estado, já anunciou que pretende comprar as vacinas em caso os governos federal e estadual, não disponibilizem o quantitativo suficiente para a população. 

"Seguimos monitorando a evolução da Covid-19 em Petrolina, reforçando as medidas preventivas, assim como acompanhando a busca pela aprovação de uma vacina contra a doença no Brasil. Tão logo isso ocorra, iniciaremos o plano de imunização da população, que já está sendo discutido", declarou Coelho, através de seu perfil no Twitter.

"Caso os governos federal e estadual não disponibilizem vacinas suficientes, a prefeitura irá comprar as doses necessárias para proteger todos os petrolinenses. Não importa de onde venha a vacina; o que importa é a sua eficácia e que salve vidas.", pontuou.  Ele também republicou uma postagem do seu pai, o senador e líder do Governo Federal, Fernando Bezerra Coelho, em que ressalta que o presidente Jair Bolsonaro já havia dito que "qualquer vacina certificada pela Anvisa, não importa a procedência, fará parte do plano de imunização do Brasil contra a Covid-19".

 

 

 

Comentários

Últimas notícias