Levantamento

Datafolha: 52% isentam Bolsonaro de culpa por mortes na pandemia

Segundo a pesquisa, 8% afirmam que Bolsonaro é o principal culpado pelas mortes; confira os números

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/12/2020 às 11:25 | Atualizado em 14/12/2020 às 11:28
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
O presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido) - FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra que 52% dos brasileiros acreditam que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não tenha culpa pelas mortes na pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Até esta segunda-feira (14), mais de 181 mil pessoas morreram no país em função da doença desde março.

De acordo com o levantamento, 52% consideram que Bolsonaro não tem culpa nenhuma, 38% consideram que Bolsonaro é um dos culpados, mas não principal, 8% consideram que Bolsonaro é o principal culpado e 2% não souberam responder. 

>> Entidades dos prefeitos cobram a compra da vacina do covid-19 ao governo federal

>> Rodrigo Maia diz que demora na compra da vacina da covid-19 é 'maior erro político' de Bolsonaro

>> Corrida pela vacina da covid-19 expõe cabo de guerra pelo protagonismo entre governadores e governo federal

A pesquisa Datafolha foi realizada entre 8 e 10 de dezembro, e ouviu 2.016 brasileiros, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em comparação com a última pesquisa, feita nos dias 11 e 12 de agosto, Bolsonaro teve uma melhora na imagem, pois no primeiro levantamento, 47% consideravam que Bolsonaro não tinha culpa nenhuma, 41% consideravam que Bolsonaro era um dos culpados, mas não principal e 11% consideravam que Bolsonaro era o principal culpado.

Pandemia

O levantamento ainda questionou os entrevistados sobre o desempenho do presidente na pandemia e 42% avaliam como ruim ou péssima a atuação de Bolsonaro, 30% avaliam como ótima ou boa, 27% avaliam como regular. Além disso, a maioria acredita que o Brasil não tenha tomado atitudes necessárias para evitar o alto número de mortes na pandemia. Para 53%, o país não fez o que era necessário para evitar esse número de mortes, para 22%, nada que o país fizesse evitaria esse número de mortes, para 22%, o país fez o que era necessário para tentar evitar esse número de mortes e 4% não souberam responder.

Comentários

Últimas notícias