Nova liderança

Samuel Salazar será o líder do governo João Campos na Câmara do Recife

Eleito com 9.188 votos, o vereador Samuel Salazar (MDB) vai substituir o então líder do governo, Eriberto Rafael (PP), que assumiu o cargo de 1º secretário da Casa José Mariano

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 05/01/2021 às 17:52 | Atualizado em 20/01/2021 às 7:42
Notícia
X

O que já vinha sendo dado como certo foi concretizado nesta terça-feira (5) pelo prefeito João Campos: O vereador Samuel Salazar (MDB) será o novo líder da bancada de governo da Câmara Municipal do Recife. O convite oficial veio em uma reunião entre o vereador e o prefeito no seu gabinete. 

>> Vereadora Michele Collins, suplentes Rinaldo Júnior e Professor Mirinho tomam posse na Câmara do Recife

>> Romerinho Jatobá é eleito presidente da Câmara do Recife para o biênio 2021-2022

Eleito com 9.188 votos na eleição de 2020 - o décimo mais votado - Samuel vai substituir o então líder do governo, Eriberto Rafael (PP), que assumiu o cargo de 1º secretário da Casa José Mariano depois da eleição da nova Mesa Diretora na última sexta-feira (1º). Na legislatura anterior, ele era suplente e assumiu uma vaga de vereador em 2019 no lugar de Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), eleito deputado estadual. 

"Samuel é um quadro que une sensibilidade política, com capacidade de trabalho e técnica. Vai nos ajudar muito na discussão de matérias que vão tramitar na Câmara, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da nossa população. Também terá um papel fundamental, tanto na condução da nossa bancada, como numa relação democrática e transparente com a oposição. Queremos ter uma relação muito intensa e próxima com o Legislativo", disse o prefeito João Campos.

Samuel disse estar "honrado" pelo convite. "Essa é uma missão que nós vamos cumprir da melhor forma possível, mantendo sempre o diálogo entre o governo e a oposição. Vamos colaborar na Câmara em prol do Recife e ajudar João Campos a combater as desigualdades sociais no município", disse o agora novo líder do governo.

PP

No período anterior ao início de um novo biênio, há tradicionalmente uma rearrumação dos cargos da Casa, devido em parte à própria eleição da nova Mesa Diretora. É o caso do vereador Chico Kiko, antes vice-presidente, que vai assumir a liderança do PP na Casa. O PP é a segunda maior bancada da Câmara, com quatro vereadores. Além de Chico, reeleito para o segundo mandato, também compõem a bancada Andreza Romero, Eriberto Rafael e Michelle Collins. 

>> Eduardo da Fonte se diz insatisfeito com espaço do PP no governo João Campos

"No meu primeiro mandato, tive a honra de ocupar a mesa diretora fazendo um belo trabalho como vice-presidente. Já neste segundo mandato, surge esse novo desafio e tenho que certeza que irei cumprir a missão com muito êxito", afirmou Chico Kiko.

O anúncio foi feito pelo deputado federal e presidente do PP de Pernambuco, Eduardo da Fonte, que revelou na segunda-feira (4) a sua insatisfação com relação ao espaço dado ao partido na formação do secretariado do governo João Campos. Ele chegou a ameaçar a entrega do comando da Secretaria de Habitação, ocupada por Maria Eduarda Médicis e a ida do partido para a oposição na Câmara. 

O presidente disse ao JC nesta terça (5) que ainda não há uma data definida para a reunião com a Executiva Municipal que ele pretende fazer para consultar os membros sobre a situação do partido. Ele foi diagnosticado com a covid-19 e está se recuperando. 


Tags

Autor