Vereadora Michele Collins, suplentes Rinaldo Júnior e Professor Mirinho tomam posse na Câmara do Recife
Rinaldo Júnior (PSB) ocupou o lugar do secretário de Governo, Carlos Muniz (PSB), enquanto Professor Mirinho (SD) ocupou o lugar do secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho (SD)
A Câmara do Recife empossou nesta segunda-feira (4) a vereadora Michele Collins (PP) e os dois vereadores suplentes Rinaldo Júnior (PSB) e Professor Mirinho (SD). Os suplentes assumem respectivamente as vagas dos vereadores eleitos Carlos Muniz (PSB), que está no comando da Secretaria de Governo, e o vereador Rodrigo Coutinho (SD), que assumiu a Secretaria de Esportes do Recife. O ato foi realizado na Sala da Presidência da Casa e conduzida pelo presidente Romerinho Jatobá (PSB).
>> Vereadores eleitos do Recife tomam posse na Câmara Municipal
>> Romerinho Jatobá é eleito presidente da Câmara do Recife para o biênio 2021-2022
O vereador Rinaldo Júnior foi vice-líder do governo na última legislatura e assumiu a suplência no lugar do vereador eleito Carlos Muniz (PSB), que agora faz parte do secretariado do prefeito João Campos (PSB), assim como o vereador eleito Rodrigo Coutinho (SD). A vaga de Coutinho foi preenchida pelo Professor Mirinho (SD), que é professor de ensino médio, fundador e presidente da Associação dos Anjos e também presidente do Sindicato dos Guardas Civil Municipais do Recife (Sindguardas).
>> João Campos anuncia últimos nomes para o secretariado do seu governo; saiba quem são
>> 'Vamos mirar no enfrentamento a desigualdade', diz João Campos na posse do novo secretariado
Durante o ato, Jatobá solicitou que a vereadora e os vereadores entregassem os diplomas expedidos pela Justiça eleitoral e suas declarações de bens. "Estamos dando posse a três vereadores que foram escolhidos pelo povo. Rinaldo Junior já tem passagem pela Casa e é um vereador de muito conteúdo. A vereadora Michele Collins da mesma forma. E tenho certeza de que o vereador Waldomiro Amorim vai fazer um grande trabalho", afirmou o presidente na cerimônia.
>> Romerinho Jatobá deverá ser o novo presidente da Câmara do Recife
Em uma rede social, Rinaldo anunciou estar na Casa de José Mariano para tomar posse para mais um mandato "que vocês já conhecem". "Que é lado a lado com o trabalhador, com o povo do Recife e é de muita felicidade. Mais quatro anos que estaremos firmes e fortes com as pessoas. Esse mandato vai ser bem propositivo", assegurou. Rinaldo Júnior está no segundo mandato e integrou a vice-liderança da base governista em parte da legislatura anterior. O vereador foi responsável por ter grande atuação na campanha de João Campos na 9ª zona eleitoral (Cajueiro, Arruda, Água Fria, Mangabeira, Fundão, Bomba do Hemetério, Alto Santa Terezinha e Campina do Barreto), região responsável pela maior vitória do prefeito entre as zonas eleitorais com 60,06% dos votos.
>> João Campos fala em "desarmar palanques" e "união" durante ato de transmissão de cargo
A cerimônia de posse dos 39 vereadores eleitos aconteceu na última sexta-feira (1º), junto ao prefeito João Campos (PSB) e a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT). A cerimônia foi conduzida pela vereadora mais votada, Dani Portela (PSOL), que obteve 14.114 votos, se tornando a primeira mulher negra da história da Casa de José Mariano a conduzir a posse. Já o evento de posse do secretariado de João Campos aconteceu no último sábado (2), dando poder do cargo a 18 secretários, chefes de órgãos permanentes e outras funções do segundo escalão que vão atuar junto com ele e com a vice-prefeita.
Na sexta, a vereadora Michele Collins publicou nas redes sociais que não iria comparecer à posse por questões pessoais na família. "Estamos passando por um momento difícil de saúde, em que os meus filhos estão um pouco fragilizados. Então por proteção, amor, cuidado e zelo aos meus filhos, eu não vou estar me expondo hoje. Eu sei que a Câmara de Vereadores tomou todos os cuidados com as questões de vigilância sanitária, mas achei por bem não participar. Estarei indo lá esta semana, num momento oportuno tomar posse".