Congresso Nacional

Humberto Costa diz que apoio a possível candidatura de FBC à presidência do Senado é ''remota''

Segundo o petista, o principal impedimento para a aliança seria o fato de que Fernando Bezerra Coelho é líder do governo Bolsonaro no Senado

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 06/01/2021 às 11:46 | Atualizado em 06/01/2021 às 11:53
Notícia
X

Crítico duro do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o senador Humberto Costa (PT) afirmou, na manhã desta quarta-feira (6), ser praticamente impossível para ele apoiar uma possível candidatura do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo no Senado, à presidência da Casa Alta. FBC trabalha para se viabilizar como candidato do seu partido no pleito, mas disputa a vaga com outros três parlamentares emedebistas: Simone Tebet, Eduardo Braga e Eduardo Gomes.

“No PT nós estabelecemos alguns parâmetros para esse debate (da presidência do Senado) e o primeiro e mais importante deles é exatamente o apoio a um candidato que não tenha qualquer vínculo, ligação ou compromisso com Bolsonaro. E isso cria uma dificuldade muito grande para o PT ter a possibilidade de apoio a determinados candidatos, especialmente o Eduardo Gomes, que é líder do governo no Congresso Nacional, e Fernando Bezerra Coelho, que é líder do governo no Senado Federal. Isso nos afasta bastante da possibilidade de um apoio à candidatura de Fernando”, declarou Humberto, ao JC.

>> Rodrigo Pacheco faz ofensiva por votos para presidir Senado

>> Pré-candidato à presidência do Senado, FBC pode ser o primeiro pernambucano no posto desde a redemocratização

>> Oposição fecha apoio à candidatura de Baleia Rossi para presidência da Câmara

>> Em Pernambuco, grupo de oposição ainda não tem estratégia para enfrentar o PSB nas urnas em 2022

>> Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos são favoráveis a decisão do STF que barra reeleição de Maia e Alcolumbre

Apesar do posicionamento, que leva em consideração a deliberação do partido com relação ao tema, o petista fez questão de tecer elogios a FBC durante a entrevista. “Ele (Fernando Bezerra) é um bom senador, é de Pernambuco, nordestino, mas a possibilidade de apoio a ele na eleição é muito remota”, cravou o parlamentar.

De acordo com Humberto, o PT, que não lançou nenhum nome para a disputa, deve começar a decidir na próxima semana qual candidato vai apoiar no pleito. “O PT elaborou um documento para entregar aos eventuais candidatos que fala da necessidade de independência do Senado, da defesa da democracia e coisas nesse sentido. Eu acredito que, a partir da semana que vem, a gente vai começar a ver os espaços que pode ocupar e tomar uma posição”, pontuou.

MDB

Hoje, o MDB possui a maior bancada do Senado, com 13 parlamentares. A expectativa do partido, no entanto, é que esse número cresça, pois ele espera que os senadores Rose de Freitas, ex-Podemos, e Veneziano Vital do Rêgo, ex-PSB, filiem-se à sigla.

Como o partido decidiu, ainda em dezembro, lançar apenas um candidato à presidência da Casa Alta, FBC busca apoio interno para ser o escolhido da agremiação. Também pernambucano e uma das principais lideranças do MDB, o senador Jarbas Vasconcelos foi procurado pela reportagem para comentar a candidatura de Fernando Bezerra, mas sua assessoria de imprensa informou que ele não falaria sobre o tema.

Tags

Autor