MONITOR

Para acelerar processos de julgamento de homicídios, Paulo Câmara assina acordo para implantar o Projeto Monitor de Justiça

Parceria entre poderes e órgãos estaduais visa dar maior celeridade ao processo de julgamentos de homicídios em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 07/01/2021 às 15:36 | Atualizado em 07/01/2021 às 15:36
Notícia
X

O governador Paulo Câmara (PSB), assinou nesta quinta-feira (7),  um termo de cooperação para viabilizar a implantação do Projeto Monitor de Justiça. A iniciativa, tratada na primeira reunião do ano do Pacto Pela Vida, é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Defesa Social e Secretaria de Planejamento e Gestão. Seu objetivo é possibilitar, por meio de ações conjuntas dos poderes e órgãos envolvidos, acelerar a investigação e o julgamento dos casos de homicídios com autoria identificada em Pernambuco, reduzindo a média atual de julgamento dos crimes, de quatro anos e meio, para 399 dias.

>>Gestão Geraldo Julio termina com violência em alta no Recife; Relembre promessas para segurança

>>Prejuízo de greve de ônibus no Natal é fatura que Geraldo e Paulo pagam para eleger João Campos

“Vamos buscar, nesse processo de integração com as instituições, dar mais celeridade desde a ocorrência até o julgamento. Isso vai ser totalmente monitorado, com a participação de todos, para que as respostas sejam efetivas e garantam a certeza de rapidez em relação à justiça para quem comete algum tipo de delito no Estado de Pernambuco”, pontuou Paulo Câmara.

Projeto Monitor de Justiça terá início nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paulista, Palmares e Vitória de Santo Antão, podendo posteriormente ser expandido para outras cidades. “São municípios que já acompanhamos há algum tempo e que trazem um impacto nos índices monitorados pelo Pacto Pela Vida. O Monitor de Justiça estará observando as cidades que precisam realmente de um esforço maior para reduzir sensivelmente o tempo dos julgamentos”, explicou o promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Luís Sávio Loureiro.

Sobre a primeira reunião do Pacto Pela Vida, o governador abordou o planejamento para 2021. “Neste ano teremos muito que fazer para melhorar a segurança de Pernambuco, para que o Estado possa continuar a ser referência numa política consistente, de diminuição de criminalidade e diminuição da sensação de insegurança”, afirmou.

RECIFE

A convite do governador Paulo Câmara, prefeito do Recife João Campos (PSB), participou da reunião semanal do Comitê Gestor, na manhã desta quinta-feira. Na ocasião, o chefe do Executivo municipal reafirmou a promessa feita durante a campanha de ampliar as unidade do Compaz, e reforçar a iluminação pública da cidade.

“É com uma satisfação enorme que a gente vem hoje para esta primeira reunião do Pacto do ano, para firmar o nosso compromisso com esse programa de excelência, premiado internacionalmente, e que é responsável por indicadores importantes na gestão da segurança do nosso estado. E mais do que isso, como o nome já diz, é responsável pela preservação de vidas no nosso estado”, afirmou o prefeito.

João Campos defendeu a participação dos diferentes entes federados na pauta da segurança pública, reforçando o papel da prevenção social que cabe particularmente aos municípios. “A gente tem o compromisso de poder atuar diariamente para defender as pessoas que moram no Recife. Fazer sempre o papel da prevenção, o fortalecimento, a geração de oportunidade, a cidadania ativa, que a gente tenha a oportunidade de expandir aqueles compromissos firmados ao longo do o ano passado: construção de novas unidades do Compaz na cidade, um programa de iluminação que a gente vai chegar a 100% da iluminação em LED e tem indicadores que mostram inclusive a eficácia dessa medida junto à segurança pública”, garantiu o prefeito.

 

Rodolfo Loepert / Divulgação
João Campos reafirma compromisso com ações de prevenção social na primeira reunião do Pacto Pela Vida de 2021 - Rodolfo Loepert / Divulgação

 

Tags

Autor