ESTADO

Paulo Câmara avança para concluir reforma administrativa até o fim de janeiro

O governador Paulo Câmara havia estipulado que até o fim deste mês concluiria sua reforma administrativa. No próximo dia 29 de janeiro, o deputado estadual Claudiano Martins Filho deverá tomar posse como secretário de Desenvolvimento Agrário, e novos nomes devem ser anunciados para ocupar outros espaços na gestão

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 19/01/2021 às 17:08
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
A chefia de gabinete do governador Paulo Câmara, é um dos espaços que ainda não está batido o martelo sobre quem irá assumir, no lugar de Milton Coelho (PSB) - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

Paralelo ao plano de operacionalização da vacina contra a covid-19, o governador Paulo Câmara (PSB) continua mantendo o diálogo com as lideranças partidárias para reorganizar a estrutura administrativa do Governo do Estado. O prazo estipulado é até o fim de janeiro e alguns cargos ainda faltam ser anunciados oficialmente, como a chefia de Gabinete, espaço vago por Milton Coelho (PSB), que assumiu o mandato de deputado federal com a eleição de João Campos para prefeito do Recife.

>>Com saída do PT, Claudiano Martins Filho será o novo secretário de Desenvolvimento Agrário

>>"Não contenho mais insatisfação de deputados e prefeitos", diz Sebastião Oliveira sobre demanda do Avante por cargos

>>PT diz não ter divergência com gestão Paulo Câmara, mas abandona o barco por ''desrespeito'' na eleição do Recife
E não são apenas espaços vagos que estão no radar dos partidos aliados, como PDT, PSD, MDB, Avante, já que há possibilidade de uma reorganização em outras pastas, como a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, chefiada atualmente por Marcelo Bruto, que inclusive é da cota dos emedebistas.

Até o momento, das mudanças previstas nesta reforma administrativa, apenas o ex-prefeito Geraldo Julio (PSB) tomou posse como secretário de Desenvolvimento Econômico. Já no dia 29 de janeiro, está prevista a posse do deputado estadual licenciado, Claudiano Martins Filho (PP) para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Os detalhes foram conversados, nesta terça-feira (19), durante reunião com o presidente estadual do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte, o governador e o futuro secretário - conforme confirmado por membros do Partido Progressista.

"É uma responsabilidade muito grande , pelo tamanho da secretária e pela importância que ela representa para o desenvolvimento dos setores ligados a ela em todo estado, mas tenho certeza que o PP fez uma boa escolha do nosso indicado o deputado Claudiano Filho", declarou o líder do PP na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Clóvis Paiva.

Sobre as indicações para os cargos da pasta, ainda haverá uma reunião com a Executiva estadual do PP para tratar do tema, já que Claudiano Filho inicia na próxima segunda-feira (25), o processo de transição da secretaria, chefiada por Dilson Peixoto (PT) “Ele tem uma ligação muito forte nessa área, já ocupou a presidência da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. Além disso, o produtor local é uma das suas bandeiras de mandato. Com certeza ele terá o apoio de todos os deputados”, ressaltou o deputado estadual Fabrízio Ferraz (PP).

ENTREGA

A saída do secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, assim como foi colocada pelo PT como uma “consequência política”, também tem sido lida dessa forma por socialistas ligados ao Governo do Estado. O trabalho desempenhado por Dilson à frente da pasta é reconhecido e elogiado por membros do Executivo.

“Ele sempre foi proativo, muito bem avaliado com relação a sua atuação. É uma questão meramente política e não técnica”, avaliou um socialista em reserva. No dia 14 de janeiro, o PT divulgou uma nota confirmando que entregaria os cargos ocupados no Governo do Estado. No comunicado assinado pelo presidente estadual do partido, o deputado estadual Doriel Barros, o que teria pesado foi o modo como a eleição de 2020 ocorreu na capital, na disputa entre João Campos e a deputada federal Marília Arraes.

“Onde recebemos da campanha do PSB tratamento inaceitável, desrespeitoso e incompatível com o histórico de relacionamento de nível elevado entre nossas siglas. Decorre também da posição da direção nacional do PT que não produziu nenhuma manifestação pública ou reservada que demonstrasse o interesse em preservar nossa participação no governo como espaço facilitador de conversas entre as duas siglas em nível nacional”, declarou o dirigente. Ele também afirmou que o PT assumirá uma postura de independência no âmbito legislativo.

 

Comentários

Últimas notícias