Ato

Recife terá carreata pró-impeachment de Bolsonaro no próximo sábado

Ato é parte de uma mobilização nacional pela saída do militar do poder e está marcado para as 9h

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 21/01/2021 às 13:45
EVARISTO SA/AFP
POPULISTA Pensador português João Pereira Coutinho analisa o Brasil de Bolsonaro - FOTO: EVARISTO SA/AFP
Leitura:

O PT Pernambuco usou as suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (21) para convidar seus seguidores para uma carreata no Recife pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O ato é parte de uma mobilização nacional pela saída do militar do poder e está marcado para o próximo sábado (23), a partir das 9h.

A manifestação foi pensada pela Frente Brasil Popular, partidos de oposição, Povo sem Medo e entidades sindicais. De acordo com o grupo, há carreatas confirmadas no mesmo dia em pelo menos outras 11 capitais, como São Paulo, Curitiba, Rio Branco, Palmas, Belo Horizonte e Brasília. No Recife, a concentração será no limite entre as cidades de Olinda e Recife.

"A concentração acontece na Avenida Agamenon Magalhães (em frente à Fábrica Tacaruna e ao Classic Hall), a partir das 9 horas da manhã. Para a segurança de todos e todas, orientamos os/as manifestantes a não saírem dos veículos, manterem o distanciamento social (caso precisem sair), usarem máscaras e álcool em gel. Vamos à luta!", diz trecho da publicação do PT Pernambuco no Instagram.

>> Placar do Impeachment de Bolsonaro: veja posição de deputados sobre processo contra o presidente

>> 'Não vou dizer que eu sou um excelente presidente', diz Bolsonaro a apoiadores

>> Mourão: Forças indisciplinadas ou com projetos ideológicos comprometem democracia

>> Especialistas questionam declaração de Bolsonaro sobre Forças Armadas

NOVO PEDIDO

Na última quarta-feira (20), as Lideranças da Minoria, da Oposição e seis partidos de esquerda na Câmara e os presidentes nacionais dessas siglas informaram que vão protocolar mais um pedido de impeachment contra Bolsonaro na Casa Baixa. A razão, de acordo com o grupo, seria a "omissão" e a "responsabilidade" do governo durante a pandemia de covid-19. Entre as agremiações que assinam a nota estão PT, PSB, PDT e PCdoB.

"O Congresso não pode parar frente ao agravamento da crise no país", diz trecho da nota através da qual o grupo informou a sua decisão.

Para ir adiante, um pedido de impedimento deve, primeiramente, ser acatado pelo presidente da Câmara, que atualmente é o deputado federal Rodrigo Maia (DEM). Depois disso, o presidente deve apresentar o requerimento ao plenário da Casa e apenas se 342 deputados ou mais votarem a favor do processo, ele será aberto.

ALAN SANTOS/PR
Parte da oposição vai às ruas contra Bolsonaro neste domingo (12) - FOTO:ALAN SANTOS/PR
LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS
CANDIDATO Nome governista, Arthur Lira disse que não ouviu ninguém dizer que ia influir na Câmara - FOTO:LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS

Comentários

Últimas notícias