Eleição da Câmara

Artistas e influenciadores cobram votos contra Arthur Lira nas redes

Nomes como Patrícia Pillar, Fábio Porchat, Ingrid Guimarães, Marcelo Adnet e Leandra Leal pedem a adesão à hashtag #LiraNão

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 30/01/2021 às 14:41 | Atualizado em 30/01/2021 às 14:41
Notícia
X
Um coletivo de artistas e influenciadores digitais liderado pela produtora Paula Lavigne lançou uma campanha nas redes sociais para cobrar de parlamentares um posicionamento público contra a eleição de Arthur Lira (PP-AL) para a Presidência da Câmara. Nomes como Patrícia Pillar, Fábio Porchat, Ingrid Guimarães, Marcelo Adnet e Leandra Leal pedem a adesão à hashtag #LiraNão.
>> Arthur Lira contradiz Bolsonaro e afirma que ninguém influirá na Câmara
>> Baleia Rossi diz contar com '36 a 40 votos' de dissidentes do bloco de Arthur Lira 
Os participantes da campanha do coletivo 342 Artes têm publicado mensagens parecidas com essa: "Oi, Deputado! Dia 1º é a votação para presidente da câmara. Acredito que estamos do mesmo lado: o oposto do Bolsonaro. Então, peço para você garantir publicamente que não votará em Arthur Lira. Podemos contar com você?"
Ingrid Guimarães, por exemplo, cobrou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), cujo partido já faz parte do bloco que declarou apoio a Rossi. Leandra Leal marcou o subtenente Gonzaga (PDT-MG). Fábio Porchat, por sua vez, mandou mensagens para Tiago Dimas (Solidariedade-TO) e Rogerio Correa (PT-MG). Julia Lemmertz pediu posicionamento de Rafael Motta (PDT-RN).
Alguns parlamentares já responderam aos questionamentos. Tabata Amaral (PDT-SP) gravou um vídeo para dizer que apoia a campanha de Baleia Rossi (MDB-SP) por ser "o único candidato independente que tem chances reais de ganhar essa eleição". O deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) respondeu à atriz Patrícia Pillar que não votaria em Arthur Lira.
Baleia Rossi agradeceu as manifestações contrárias à candidatura de Lira. "Sei que não é algo pessoal. Mas todos queremos uma Câmara independente", escreveu ele no Twitter.
Pelo Placar da Eleição na Câmara do Estadão, Lira tem 227 votos e Baleia, 132.

João Campos

Após ser cobrado publicamente pelo ator João Vicente sobre seu posicionamento a respeito da candidatura de Lira, o prefeito do Recife João Campos (PSB) afirmou em seu perfil no Twitter, nesta sexta-feira (29), que não "interfere no voto de ninguém". No entanto, o ex-deputado federal não respondeu se é contra ou favor do parlamentar apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

>> Ator do Porta dos Fundos, João Vicente cobra de João Campos posição contra Arthur Lira

>> "Não interfiro no voto de ninguém", diz João Campos após ser cobrado se apoia Lira

"Na condição de prefeito da cidade do Recife, não participo da eleição para presidente da Câmara e nem interfiro no voto de ninguém. Tenho muito respeito pelo Legislativo e pelos parlamentares que foram eleitos democraticamente, pelo voto popular", disse Campos. "Não preciso relembrar, a quem acompanhou meus dois anos como deputado federal, a oposição que fiz, votando contra e expondo as iniciativas mais controversas e condenáveis do Governo Federal, que coleciona demonstrações de falta de sensibilidade e de compromisso com o nosso povo", complementou.

Tags

Autor