Câmara dos Deputados

Ator do Porta dos Fundos, João Vicente cobra de João Campos posição contra Arthur Lira

O ator pediu para as pessoas que vissem a publicação, também fossem até as redes sociais do prefeito cobrar um posicionamento

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 28/01/2021 às 20:23
DIVULGAÇÃO
Arthur Lira (PP) se encontra com o governador Paulo Câmara (PSB) e com o prefeito João Campos (PSB) no Recife - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

O ator e apresentador João Vicente, postou em suas redes sociais nesta quinta-feira (28), um questionamento direcionado ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), sobre seu apoio ao candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Apesar de o gestor não poder votar na eleição da Mesa Diretora no dia 1º de fevereiro, por não ser mais deputado federal, João Campos já havia sinalizado que apoia a candidatura do parlamentar alagoano, que também é apoiado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e poderia influenciar seus correligionários a seguirem a mesma indicação.

>> Ao apoiar Arthur Lira, prefeito do Recife, João Campos, pode ter diálogo facilitado em Brasília

>>João Campos declara apoio a candidato de Bolsonaro para presidência da Câmara

>>'PSB vai apoiar a candidatura de Baleia Rossi', diz governador Paulo Câmara

"Como você sabe, segunda-feira tem votação para decidir o presidente da Câmara. Se o Lira ganhar, é mais política de mortes e mais absurdos do Bolsonaro pelos próximos dois anos", inicia a publicação do apresentador. " Você é uma grande referência pro PSB e parece que tem gente do partido que vai votar no Lira, como sabemos que você não é a favor desse desgoverno incompetente, violento e criminoso, pedimos: Um posicionamento público seu dizendo que não é a favor do Arthur Lira. Podemos contar com você?", questiona João Vicente. 

O artista também incentiva que os seguidores cobrem um posicionamento do prefeito do Recife. "Pra você que tá lendo esse post e sabe o mal que um presidente da câmara fechado com Bolsonaro pode fazer com o Brasil, peça um posicionamento do João campos também, pressione, compartilhe. Só nós podemos mudar o Brasil.", finalizou. Procurada pela reportagem, a assessoria Prefeitura do Recife não retornou a tentativa de contato até a publicação desta matéria. 

Em uma postagem anterior, João Vicente havia feito a mesma provocação ao deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), e afirmou que ele se posicionou contrário a postulação de Lira. Ele também convocou outros artistas a cobrarem esclarecimentos dos parlamentes com relação a quem eles irão apoiar na eleição da Câmara. Famosos como Fernanda Paes Leme, Fabio Pochat, Bruno Gagliasso também estão fazendo parte da campanha contra Arthur Lira. A ideia é que cada um possa desafiar outros artistas a cobrarem publicamente um posicionamento dos deputados sobre o tema. 

Diferente das sinalizações de João Campos a favor de Lira, o seu suplente, o deputado federal Milton Coelho, já declarou que irá seguir a determinação da liderança do PSB, junto ao bloco de oposição, de votar no candidato Baleia Rossi (MDB-SP). 

“Reafirmo que votarei no Deputado Baleia Rossi por que o PSB integra o bloco dos partidos de esquerda que definiram esse posicionamento. Considero, ainda, Baleia Rossi mais independente em relação a Bolsonaro, o que o coloca como melhor alternativa no meu ponto de vista”, informou o socialista. 

RACHA NO PSB

Na segunda visita do deputado Arthur Lira à Pernambuco, no dia 13 de janeiro, o parlamentar foi recepcionado no Palácio do Campo das Princesas, pelo governador Paulo Câmara, que é vice-presidente nacional do PSB, e pelo prefeito do Recife, João Campos. Na ocasião, deputados federais pernambucanos, que também estiveram presentes no café-da-manhã, afirmaram que Campos assumiu o compromisso de trabalhar a favor do nome do parlamentar alagoano. 

Inclusive, antes de entregar o mandato para assumir a Prefeitura do Recife, João Campos integrou a lista com mais 17 deputados socialistas, aprovando um indicativo de apoio ao progressista. No entanto, após essa reunião, o Diretório Nacional do PSB  recomendou que não houvesse apoio a nenhum candidato alinhado com o Palácio do Planalto. Seguindo esse direcionamento, o líder da bancada Alessandro Molon oficializou o apoio ao candidato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o deputado federal Baleia Rossi.

No entanto, a bancada composta por 30 deputados federais encontra-se dividida. O deputado federal Felipe Carreras, é um dos socialistas que já declarou abertamente que irá votar em Arthur Lira, mesmo sendo oposição ao presidente Jair Bolsonaro. 

“Arthur (Lira) tem demonstrado estar preparado para ser presidente da casa, tem escutado todos os parlamentares, independente de posição política. O governador o recebeu muito bem, o prefeito João Campos o recebeu muito bem. Vejo hoje Arthur, sem sombra de dúvidas, como o melhor candidato para presidir a Câmara, para fazer com que os deputados possam exercer seu mandato na plenitude, dando respostas ao povo, à população”, declarou Carreras, durante a visita do postulante ao Estado. 

DOIS TONS

Ao receber, nessa terça-feira (26), o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), o governador Paulo Câmara gravou um vídeo reafirmando o apoio do partido a postulação do emedebista. "Recebemos hoje (26) o candidato à Presidência da Câmara, deputado Baleia Rossi junto com vários deputados de Pernambuco e de outros estados brasileiros e satisfeitos com o que o Baleia disse aqui, o compromisso dele com a democracia, com as instituições, com os estados, com municípios, com o federalismo. E o nosso partido, o PSB, vai apoiar a candidatura de Baleia Rossi e esperamos que tenha sucesso agora nessa eleição da Câmara dos Deputados", afirmou o governador.

No entanto, algumas horas após o encontro, uma nota foi divulgada pelo Palácio do Campo das Princesas, com um tom mais institucional, sem mencionar apoios, e afirmando que irá respeitar a decisão das bancadas e lideranças. "Juntamente com a bancada federal pernambucana, e dentro do espírito democrático, ouvimos o que está sendo proposto por ele e reiteramos a importância de uma convivência respeitosa e autônoma entre os Poderes para consolidarmos o nosso projeto de país. Ao mesmo tempo, reafirmamos que iremos respeitar a decisão das nossas bancadas e lideranças, e que eles possam escolher o nome que represente melhor os anseios de nosso povo", completou o governador.


 

Comentários

Últimas notícias