OBRA HÍDRICA

Confira a agenda de Bolsonaro em Pernambuco nesta sexta (19)

Esta será a terceira visita do presidente a Pernambuco desde que foi eleito, em 2018

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 19/02/2021 às 8:41 | Atualizado em 19/02/2021 às 9:07
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visita a cidade de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, nesta sexta-feira (19), para participar do início de testes e da pré-operação do primeiro trecho do Ramal do Agreste, na Estrutura de Controle do Reservatório Barro Branco. Segundo o site do Planalto, agenda está prevista para começar às 11h30, quando o presidente deve acionar as comportas da obra. O evento também deve contar ainda com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Apesar da previsão de horário do evento, antes das 9h desta sexta, alguns apoiadores do presidente já esperavam o mandatário em áreas próximas à obra.

O Ramal do Agreste, que também será receptor das águas do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, está com mais de 70% de execução, e a previsão é de que as obras sejam concluídas em julho deste ano. A expectativa é de atender 68 municípios e mais de 2,2 milhões de habitantes no Sertão.

NAYARA VILA NOVA/TV JORNAL INTERIOR
Apesar da previsão de horário do evento, antes das 9h desta sexta, alguns apoiadores do presidente já esperavam o mandatário em áreas próximas à obra - NAYARA VILA NOVA/TV JORNAL INTERIOR

O empreendimento tem 70,8 quilômetros de extensão e capacidade de vazão de 8 mil litros de água por segundo. No total, o Ramal está orçado em R$ 1,67 bilhão e mobiliza cerca de 2,6 mil trabalhadores. Somente em 2020, R$ 559,5 milhões foram investidos na estrutura. A entrega do equipamento, que completou 84,15% de execução, está prevista para junho de 2021.

Visitas a Pernambuco

Esta será a terceira visita do presidente a Pernambuco desde que foi eleito, em 2018. A última foi em outubro de 2020, quando o chefe do Poder Executivo federal realizou a inauguração da primeira fase da segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú, em São José do Egito, também no Sertão do Estado. No mesmo dia, Bolsonaro também visitou as obras do Ramal do Agreste, em Sertânia, para onde retorna hoje.

Em 2020, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), opositor de Bolsonaro, não recebeu convite para participar da visita presidencial. Desta vez, o socialista foi convidado. De acordo com a assessoria do governador, o cerimonial do Planalto mandou convite somente na noite da quarta-feira (17), mas por causa da alta no número de casos de covid-19 no Estado, Paulo não irá participar do evento em Sertânia. "Tendo em vista o atual momento da pandemia em Pernambuco que não permite atividades que gerem aglomerações", justificou a Palácio do Campo das Princesas.

Tags

Autor