Levantamento

Pesquisa aponta Bolsonaro 10 pontos à frente de Lula na disputa de 2022, diz CNN

Este é o primeiro levantamento após Lula voltar a ficar elegível

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 10/03/2021 às 10:23 | Atualizado em 12/03/2021 às 11:21
Notícia
X

Pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data em parceria com a CNN aponta o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) liderando as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022.

Bolsonaro aparece com 31% dos votos, dez pontos percentuais a mais que o segundo colocado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a CNN, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

>> Bolsonaro diz que Fachin é ligado ao PT e que povo não quer Lula candidato

>> 'Não vejo futuro com a volta ao lulopetista envelhecido e inconfiável', diz Ciro

>> Huck diz que respeita decisão de Fachin sobre Lula, mas que figurinha repetida não completa álbum

>> Lula foi submetido a um simulacro de ação penal; confira o voto de Lewandowski sobre atuação de Moro

>> Na ânsia de chegar ao Planalto, Doria mete os pés pelas mãos e cria adversário para 2022 dentro do PSDB

A pesquisa é a o primeira depois da decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular as condenações de Lula na Operação Lava Jato, abrindo caminho para que ele dispute a próxima eleição por estar elegível.

Pesquisa

O levantamento trouxe o nome de oito possíveis candidatos para a avaliação dos entrevistados. Com Bolsonaro em primeiro e Lula em segundo, houve um empate técnico no terceiro lugar entre quatro candidatos: Sergio Moro (10%), Ciro Gomes (9%), Luciano Huck (7%) e João Doria (4%). O empate se dá por conta da margem de erro de três pontos para mais ou para menos.

João Amoêdo e Marina Silva também empatariam tecnicamente, segundo a pesquisa. Amoedo registou 2% das intenções de voto e Marina Silva somou 1%.

Votos brancos e nulos somam 12%, enquanto 3% disseram que ainda não sabem como irão votar ou não responderam.

Segundo turno

A pesquisa também realizou cenários de segundo turno com os candidatos que lideram as intenções de voto. Bolsonaro registrou 43% enquanto Lula ficou com 39%. Levando em conta a margem de erro de três pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados no segundo turno.

Ainda considerando um possível segundo turno em 2022, a pesquisa aponta que votos brancos e nulos somam 15%. Já 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam essa etapa da pesquisa.

Dados

A pesquisa foi realizada via abordagem telefônica e ouviu 1.200 pessoas de todo o Brasil. O nível de confiança é de 95%. Isto significa que se a mesma pesquisa fosse feita 100 vezes, o resultado seria o mesmo, dentro da margem de erro de três pontos para mais ou para menos, em 95 oportunidades.

A divisão regional da pesquisa foi realizada por setores:

Setor 1 - Sul (15%)

Setor 2 – Sudeste (42%)

Setor 3 – Nordeste (28%)

Setor 4 – Norte / Centro-Oeste (15%)

A pesquisa não é registrada no Tribunal Superior Eleitoral, pois a lei só permite registro em período eleitoral.

Tags

Autor