Pandemia

Ministério da Saúde promete pagar doses da vacina Sputnik V negociadas por governadores do Nordeste

Ministro Eduardo Pazuello afirmou que o imunizante russo será incluído no Plano Nacional de Imunização

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 13/03/2021 às 16:32 | Atualizado em 13/03/2021 às 17:42
Notícia
X

Em reunião realizada virtualmente neste sábado (13), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o Governo Federal se responsabilizará pelo pagamento das 37 milhões de doses da vacina Sputnik V negociadas pelo Consórcio Nordeste. Segundo informações da Folha de São Paulo, foi prometido aos governadores da região que a remessa será inclusa no Plano Nacional de Imunização (PNI) e distribuída igualmente entre os estados da federação.

As doses vacina contra a covid-19 têm previsão de chegada entre abril e julho e foram negociadas por conta própria pelos governadores dos estados do Nordeste. Na reunião, o general Pazuello afirmou que, apesar da articulação ter sido feita de forma independente pelos gestores, o Ministério da Saúde arcará com o valor das doses, que gira em torno de US$ 9,95 (cerca de R$ 55, na atual cotação), do frete, entre outros encargos.

Ainda segundo a Folha de São Paulo, os governadores afirmaram que os contratos individuais serão assinados por cada estado entre a próxima segunda (15) e quarta-feira (17). Caso o Ministério da Saúde não cumpra com o acordo, caberá a cada governador pagar o valor relativo às doses de seu estado. 

Os gestores têm liberdade de negociar a compra de vacinas de forma independente desde a última quinta-feira (10), quando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou uma lei que permite o procedimento.

De acordo com as informações passadas pelos gestores, Pazuello teria informado ainda que a pasta assinará nesta semana os contratos com a Pfizer e Janssen. Apesar da Sputnik V ainda não ter sido aprovada pela Anvisa, o Ministério da Saúde afirmou à reportagem da Folha que tem trabalhado para acelerar o processo. Na sexta-feira (12), a pasta já havia assinado um contrato para adquirir 10 milhões de doses da vacina.

 

Tags

Autor