Coronavírus

CNM reivindica representação no Comitê de Enfrentamento à Covid-19

Mais cedo, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) havia se queixado pelo fato dos municípios não terem participado da reunião que culminou com a criação do comitê

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 24/03/2021 às 18:40 | Atualizado em 24/03/2021 às 18:46
Notícia
X

Nesta quarta-feira (24), após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciar a criação de um comitê para coordenar as ações de combate à covid-19 no Brasil, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) lançou uma nota solicitando a participação de uma representação dos gestores municipais no grupo. Mais cedo, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) havia se queixado pelo fato dos municípios não terem participado da reunião que culminou com a criação do comitê, que contou com a presença de Bolsonaro, de governadores, ministros, e dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Câmara dos Deputados e Senado.

"A criação, nesta quarta-feira, 24 de março, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Covid-19, com a coordenação da Presidência da República, atende ao pleito dos gestores locais divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro na véspera. Em paralelo, a entidade ressalta que é fundamental participação como representante municipal no Comitê para a ampla articulação que o momento exige", afirma trecho do texto.

>> Covid-19: após um ano de pandemia, Bolsonaro anuncia comitê para coordenar ações

>> OAB pede a Aras que processe criminalmente Bolsonaro por má gestão da pandemia

>> Para prefeitos, pronunciamento de Bolsonaro se apresenta como ''discurso vazio'' e ''não expressa confiança''

>> Governadores pedem ao Congresso Nacional aprovação do auxílio emergencial de R$ 600

A CNM ressalta, ainda, ser "fundamental" a participação de prefeitos e prefeitas no colegiado para que as políticas públicas que o momento exige sejam adotadas, tais como "vacinação em massa, monitoramento de insumos hospitalares, articulação de plantas industriais e medidas restritivas e de comunicação educativo sanitária".

Como representa cerca de 90% dos municípios brasileiros, a CNM solicita a sua inclusão no Comitê Nacional de Enfrentamento à Covid-19. A entidade lembra, ao fazer esse pedido, que a resposta ao avanço da covid-19 no Brasil precisa de esforços conjuntos e da "articulação de todos os níveis de governo".

Tags

Autor