Senador

PSDB vai apresentar ação para obrigar Bolsonaro a usar máscara e manter distanciamento, anuncia Tasso Jereissati

O senador afirma que Bolsonaro faz um ''boicote'' à necessidade de afastamento social em meio à pandemia

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 18/05/2021 às 10:30 | Atualizado em 18/05/2021 às 10:57
Notícia
X

Em discurso na abertura da sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) anunciou, na manhã desta terça-feira (18), que o PSDB entrará na Justiça com uma ação para obrigar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a respeitar as regras sanitárias recomendadas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como adoção do distanciamento social e uso de máscara.

"PSDB vai entrar com ação para obrigar Bolsonaro a obedecer regras sanitárias da Saúde e Anvisa", disse Jereissati, que defendeu, assim como outros senadores, a reconvocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para que ele também possa se manifestar sobre as aglomerações promovidas pelo presidente da República.

>> Questionado sobre saúde, Bolsonaro diz ser ''imorrível, imbroxável e incomível''

>> Ciro Gomes chama Lula de ''maior corruptor da história brasileira" e promete ir 'para cima' do petista em 2022

>> Com pesquisas apontando polarização entre Bolsonaro e Lula, centro precisa se mexer caso queira ter chance em 2022, avaliam especialistas

"Temos feito apelo para que presidente colabore com a gente em relação a essas atitudes. Precisamos ter um discurso unificado em relação a pandemia", comentou o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM).

Para Jereissati, trata-se de um problema recorrentemente. "É um boicote ao programa de afastamento social. Lembro aos senhores que estamos vivendo crise de vacinas e o afastamento social é a única alternativa diante da falta de vacinas”, disse Jereissati.

No sábado (15.mai), Bolsonaro participou de um almoço no Centro de Tradições Gaúchas Caetano Braun e de um ato pró-governo em Brasília. Sem máscara, ele tirou fotos e cumprimentou apoiadores, que se aglomeraram ao seu redor. O comportamento é criticado por aumentar as chances de transmissão da covid-19.

Em conversa com apoiadores na manhã dessa segunda-feira (17), o presidente chamou de "idiotas" as pessoas que ficam em casa ao obedecer medidas restritivas para evitar a disseminação do coronavírus. Bolsonaro também enalteceu o agronegócio, que o homenageou o ato na Esplanada dos Ministérios no sábado (15).

Bolsonaro disse que o homem do campo não parou durante a pandemia e, assim, garantiu alimentos para quem deixou de sair às ruas. "O agro realmente não parou. Tem uns idiotas aí, o 'fique em casa'. Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa. Se o campo tivesse ficado em casa, esse cara tinha morrido de fome, esse idiota tinha morrido de fome. Daí, ficam reclamando de tudo", disse Bolsonaro.

Tags

Autor