VÍDEO

Bolsonaro chama Humberto Costa de 'Vampiro da Saúde' após senador questionar Mayra Pinheiro na CPI da Covid

Presidente faz referência a um esquema de corrupção no Ministério da Saúde, quando o petista respondia pela pasta. Humberto, porém, foi inocentado das acusações

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 26/05/2021 às 8:20 | Atualizado em 26/05/2021 às 10:16
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou nas suas redes sociais, nesta quarta-feira (26), um vídeo no qual o senador de Pernambuco Humberto Costa (PT), durante a CPI da Covid, questiona a secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, sobre a atuação dela no combate à pandemia em Manaus, capital do Amazonas. Na legenda da publicação, o chefe do Executivo Federal chama Costa de "Vampiro da Saúde", em referência a um esquema de corrupção no Ministério da Saúde, quando o petista respondia pela pasta.

O senador, porém, foi absolvido por unanimidade pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), em 2010, por falta de provas, das acusações de corrupção passiva e formação de quadrilha na Operação Vampiro, deflagrada em 2004. A operação investigou o envolvimento de empresários e funcionários do Ministério da Saúde no superfaturamento de hemoderivados, que ajudam na coagulação do sangue.

Veja o vídeo:

No vídeo publicado por Bolsonaro, o petista pergunta se Mayra Pinheiro disponibilizou uma comitiva de profissionais de saúde para atender a população manauara. "A senhora se preocupou de juntar um time, encher um avião, e botar gente para atender as pessoas que estavam lá em Manaus precisando?", questionou o senador.

" Sim. Nós levamos 347 profissionais de saúde de outros Estados. Eu não sei se o senhor teve a oportunidade, mas nós recebemos uma homenagem da Gol, transportes aéreos, de profissionais que nós deslocamos do Brasil inteiro, médicos, que ficaram três meses em Manaus custeados, pagos com recursos próprios do Ministério da Saúde, para socorrer Manaus", respondeu a secretária.

'Ele é um desocupado'

Procurado pelo JC, o senador Humberto Costa afirmou que considera o presidente 'um desocupado que não tem o que fazer'. O parlamentar lamentou que, em meio à pandemia, Bolsonaro esteja centrando esforços em atacar senadores em vez de trabalhar para conseguir vacinas para imunizar a população.

"Eu considero que ele é um desocupado que não tem o que fazer. O Brasil está em plena pandemia de covid-19, mas em vez ele estar preocupado em conseguir vacina e preparar o país para enfrentar a terceira onda que está chegando e será arrasadora, ele sai da condição de presidente, abandona a liturgia do cargo para poder atacar um senador. E eu não sou primeiro. Ele já fez isso com Renan [Calheiros] e Omar Aziz", afirmou Humberto.

O petista disse ainda que os ataques de Bolsonaro aos parlamentares porque a CPI da Covid estaria incomodando o presidente e tirando seu sono. "Isso [os ataques] é sinal de que nós estamos incomodando ele. Esta CPI toda noite tira o sono dele. Ele tem pesadelos, porque sabe que nós chegaremos à conclusão de que o grande responsável por esta situação que estamos vivendo é ele", declarou Costa.

Tags

Autor