Dança das cadeiras

Além de Antônio de Pádua, Paulo Câmara já trocou outros secretários para ajustar rumos do governo de Pernambuco. Relembre

Mudança do secretário de Defesa Social não foi a única. Paulo Câmara já vinha fazendo substituições

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 04/06/2021 às 20:57 | Atualizado em 04/06/2021 às 21:10
Notícia
X

A exoneração do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, nesta sexta-feira (4), após a ação truculenta da PM num protesto contra Bolsonaro no final de semana passado foi só o momento mais tenso. Mas não vem de agora a mudança de secretários no governo Paulo Câmara numa tentativa de consertar os rumos da gestão estadual. 

Paulo Câmara faz trocas em secretarias e ampliou espaços de Republicanos e Avante. No final de maio, o governador anunciou mudanças em cargos de gestão. As trocas ocorreram na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria de Planejamento e Gestão e na Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI).

No comando da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, o novo titular é o advogado Tomé Barros Monteiro da Franca, substituindo o administrador e advogado Marcelo Bruto. Tomé Franca ocupava o cargo de secretário executivo de Saneamento do Recife, comandada pelo Republicanos. Ele foi para o Governo do Estado por indicação do deputado federal Silvio Costa Filho, presidente estadual da legenda. Com isso, o partido ganha espaço na gestão estadual, após se reaproximar do PSB na eleição do Recife, quando esteve no palanque do então candidato e agora prefeito João Campos.

O nome de Silvio Costa Filho, assim como o dos deputados federais André de Paula (PSD) e Eduardo da Fonte (PP), é cotado para disputar o Senado em 2022 na chapa do PSB que deverá ser encabeçada pelo ex-prefeito do Recife Geraldo Julio.

Já Marcelo Bruto, ligado ao MDB, da ala do senador Jarbas Vasconcelos e do deputado federal Raul Henry, vai assumir a Secretaria Executiva de Parcerias e Estratégias da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Outra mudança anunciada ocorrerá na presidência da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Antônio Júnior, que atualmente é secretário executivo de Meio Ambiente do Recife, assume o cargo. Ele é indicado pelo Avante, comandado em Pernambuco pelo deputado federal Sebastião Oliveira.

A ex-presidente da estatal, Marília Bezerra, esposa do ex-prefeito do Recife João da Costa (PT), passa a integrar a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, comandada por Sileno Guedes, presidente estadual do PSB. 

GERALDO JÚLIO

No meio dos ajustes, chama atenção a ausência do secretário de Desenvolvimento Econômico Geraldo Julio, que assumiu o posto logo após o resultado das eleições no Recife e anda completamente sumido. Desde o início da pandemia, os secretários de Desenvolvimento sempre foram bastante ativos no acompanhamento dos impactos econômicos da pandemia, ao lado do secretário de Saúde André Longo. Um exemplo foi o ex-secretário Bruno Schwambach, que estava presente em todas as coletivas e era bastante ativo no diálogo com os setores produtivos. 

Geraldo Julio sequer apareceu em qualquer coletiva e foi delegado à secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Valença, o papel de participar das coletivas. O secretário também é pouco ativo nas divulgações sobre o Complexo de Suape. Recentemente foi anunciado o interesse de investimento de R$ 20 bilhões na instalação de uma planta de hidrogênio verde da Qair Brasil, mas ele se pronunciou apenas por meio de release. 

Não é difícil entender o motivo do sumiço do secretário. Existe uma expectativa de que ele tenha que pronunciar na CPI da Covid sobre a grande quantidade de investigações da Polícia Federal sobre as aquisições de respiradores, instalação de hospitais de campanha e outras compras para atender a pandemia. A ideia do governador Paulo Câmara foi colocar Geraldo Julo na pasta para garantir visibilidade ao provável candidato do PSB ao governo de Pernambuco em 2022, mas não é o que tem acontecido. Nos bastidores do governo a informação é que já se estuda outro nome em substituição ao ex-prefeito do Recife. Muito provável.   

Tags

Autor