"Empurra que ele cai" X "Estamos apanhando sem parar". Oposição e bolsonaristas repercutem denúncia de propina na vacina

De um lado, a oposição destacando a denúncia da Folha de S. Paulo como mais um motivo para o impeachment de Jair Bolsonaro. Do outro, apoiadores do presidente mostrando-se um pouco desconcertados

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo, Paulo Veras

Publicado em 30/06/2021 às 0:10 | Atualizado em 30/06/2021 às 13:14
Notícia
X

De um lado, a oposição destacando a denúncia da Folha de S. Paulo como mais um motivo para o impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido). Do outro, apoiadores do presidente mostrando-se um pouco desconcertados.

O presidenciável, ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT) convocou a população às ruas. "Empurra que ele cai. Todo mundo na rua, se protegendo. Fora, Bolsonaro, ladrão Safado", disse o pedetista. Rapidamente, a frase chegou aos assuntos mais comentados do Twitter.

O vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que a comissão quer ouvir o empresário Luiz Paulo Dominguetti Pereira, representante da Davati Medical Supply, que afirmou, em entrevista, ter recebido pedido de propina do governo federal. "E tudo não passava de corrupção! As pessoas morrendo e os caras ganhando dinheiro", afirmou.

Aliada de primeira hora de Bolsonaro, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) publicou um vídeo com os olhos marejados nas redes sociais. "Estamos apanhando sem parar. E aí? Qual é a nossa situação e o que fazer?", questionou a deputada. "A gente está um pouco cansado, porque não tem nada que a gente possa fazer além do que estamos fazendo", confessou a parlamentar.

O senador Humberto Costa (PT) disse que as denúncias são "demolidoras". "Se forem verdadeiras, constataremos que a compra de vacinas foi usada para a prática de corrupção deslavada. Mais do que nunca a CPI da Covid tem que aprofundar sua investigação", afirmou o petista. Segundo o pernambucano, a CPI espera "obter provas robustas para esclarecermos as responsabilidades nesse trágico enfrentamento à pandemia por parte desse governo".

Para defender o governo, o deputado federal bolsonarista Bilbo Nunes (PSL-RS) admitiu a possibilidade de algum representante do Executivo ter se corrompido. "Se tem cabimento dizer que o Governo do Brasil pediu propina de 1 dólar, na vacina Astrazeneca. Uma pessoa pode até ser, mas um governo é ridículo demais. Urubus fazem de tudo para tentar culpar Bolsonaro", escreveu.

Líder do PSB na Câmara, o deputado federal Danilo Cabral disse que os partidos de oposição vão cobrar apuração do Ministério Público Federal (MPF) sobre as denúncias, que ele considera graves. "Não está fácil a vida dos advogados da oposição… Não conseguem fechar o 'superpedido' de impeachment do Bolsonaro. Quando estão perto de concluir a peça, surge uma nova denuncia", ironizou.

A deputada estadual por São Paulo Janaina Paschoal (PSL) fez um apelo a Bolsonaro. "Presidente, manda apurar e afasta quem deve ser afastado! Há situações que necessitam ser enfrentadas rapidamente. Não adianta aguardar. Ninguém vai resolver", se pronunciou.

Críticas também foram feitas pela deputada federal Marília Arraes (PT). "No meio de uma pandemia não se pode contar com o Ministério da Saúde porque estão negociando como vão lucrar na compra de vacinas", disparou a petista. Seu colega de bancada, o deputado federal Carlos Veras (PT) disse que "a casa caiu".

Tags

Autor