Pesquisa
Datafolha: 59% dizem que não votariam em Bolsonaro; rejeição de Lula é de 37%
Esse índice era de 54% no levantamento anterior, feito entre 11 e 12 de maio
Seguindo a tendência de proporção de brasileiros que rejeitam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) - pouco mais da metade da população (51%) -, pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9) pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que 59% da população não votaria no atual chefe do Executivo. Esse índice era de 54% no levantamento anterior, feito entre 11 e 12 de maio.
- Reprovação a Bolsonaro no Nordeste atinge 60%; a maior no País, segundo Datafolha
- Lula amplia vantagem e venceria Bolsonaro por 58% a 31% no segundo turno, afirma Datafolha
- Bolsonaro tem melhor avaliação no Norte/Centro-Oeste e entre evangélicos, diz Datafolha
- Bolsonaro chama Barroso de "um imbecil" e volta a defender voto impresso
Em uma análise da rejeição eleitoral dos adversários políticos do presidente, levantamento mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador paulista, João Doria (PSDB), ficam empatados em 37% de rejeição. Na sequência, vem Ciro Gomes, do PDT, com 31%, e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, do DEM, com 23%.
Sobre a possibilidade de Bolsonaro e de Lula disputarem um segundo turno nas eleições do ano que vem, pesquisa de citação espontânea mostra que o petista ganharia o pleito por 58% dos votos, ante 31% de Bolsonaro.
O novo levantamento do Datafolha foi realizado quarta (7) e quinta-feira (8). Nele, 2.074 eleitores foram ouvidos presencialmente pelo Brasil. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.