PESQUISA

Pesquisa aponta que 70% dos brasileiros acreditam que há corrupção no governo de Bolsonaro

O levantamento também mostra que para 63% das pessoas, há corrupção dentro do Ministério da Saúde, e 64% acredita que o presidente estava ciente das suspeitas de irregularidades em contratos da pasta

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 11/07/2021 às 16:05
Notícia
X

A pesquisa feita pelo Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, neste domingo (11), mostra que 70% dos adultos entrevistados pelo instituto consideram que há corrupção no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O levantamento também mostra que para 63% das pessoas, há corrupção dentro do Ministério da Saúde, e 64% acredita que o presidente estava ciente das suspeitas de irregularidades em contratos da pasta.

Ainda segundo o Datafolha, os grupos que mais veem corrupção na gestão são mulheres (74%), jovens (78%), moradores do Nordeste (78%) e aqueles que reprovam o governo (92%). São estratos semelhantes em sua avaliação negativa de Bolsonaro em diversos itens coletados pelo Datafolha.

Já aqueles que acham que não há corrupção no governo federal perfazem 23% da amostra e 7% responderam que não sabem. A crença na probidade do governo é maior entre homens (28%), pessoas com mais de 60 anos (29%), e os nichos evangélicos (30%) e moradores do Norte/Centro-Oeste (31%). Ao ouvir o grupo de empresários (2% dos entrevistados), houve praticamente um empate, já que 50% acredita que há corrupção no governo e 48% discordam.

Os dados foram colhidos pelo instituto ao entrevistar 2.074 pessoas com mais de 16 anos, nos dias 7 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. O resultado da pesquisa vem diante da apuração de irregularidades na venda das vacinas indianas Covaxin ao governo federal.


Tags

Autor