Pesquisa aponta que 70% dos brasileiros acreditam que há corrupção no governo de Bolsonaro
O levantamento também mostra que para 63% das pessoas, há corrupção dentro do Ministério da Saúde, e 64% acredita que o presidente estava ciente das suspeitas de irregularidades em contratos da pasta
A pesquisa feita pelo Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, neste domingo (11), mostra que 70% dos adultos entrevistados pelo instituto consideram que há corrupção no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O levantamento também mostra que para 63% das pessoas, há corrupção dentro do Ministério da Saúde, e 64% acredita que o presidente estava ciente das suspeitas de irregularidades em contratos da pasta.
Ainda segundo o Datafolha, os grupos que mais veem corrupção na gestão são mulheres (74%), jovens (78%), moradores do Nordeste (78%) e aqueles que reprovam o governo (92%). São estratos semelhantes em sua avaliação negativa de Bolsonaro em diversos itens coletados pelo Datafolha.
- Um dia após ameaça de Bolsonaro contra eleições, Lira critica 'oportunismo'
- Datafolha: maioria da população é a favor de impeachment de Bolsonaro
- Lira sugere debate sobre sistema semipresidencialista e pede 'basta' a recadinho sobre as eleições
- João Campos espera vacinar todos do Recife com mais de 18 anos até setembro e pretende fazer "maior Carnaval da história da cidade"
- Rio Grande do Sul vai apurar prisão de mulher após bater panela contra Bolsonaro
- Oito partidos políticos e o presidente da Câmara divulgam nota em defesa da democracia
- Justiça acata denúncia contra seis policiais por envolvimento em motim em que Cid Gomes foi baleado
- Veja as datas do novo calendário de vacinação contra covid-19 no Estado de São Paulo
Já aqueles que acham que não há corrupção no governo federal perfazem 23% da amostra e 7% responderam que não sabem. A crença na probidade do governo é maior entre homens (28%), pessoas com mais de 60 anos (29%), e os nichos evangélicos (30%) e moradores do Norte/Centro-Oeste (31%). Ao ouvir o grupo de empresários (2% dos entrevistados), houve praticamente um empate, já que 50% acredita que há corrupção no governo e 48% discordam.
Os dados foram colhidos pelo instituto ao entrevistar 2.074 pessoas com mais de 16 anos, nos dias 7 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. O resultado da pesquisa vem diante da apuração de irregularidades na venda das vacinas indianas Covaxin ao governo federal.