Brasília

Relembre o que Bolsonaro e aliados falavam sobre o Centrão antes das eleições de 2018

Nesta quinta, o presidente da República afirmou que é do Centrão para justificar aproximação com o bloco

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 22/07/2021 às 15:57 | Atualizado em 22/07/2021 às 15:57
Notícia
X

Um dos assuntos mais comentados da web nesta quinta-feira (22) é o comentário que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez para justificar a aproximação do governo federal com o Centrão. De acordo com o chefe do Executivo, a nomenclatura usada para classificar o bloco partidário seria pejorativa, e completou o seu posicionamento declarando que se considera um membro do grupo.

"Centrão é um nome pejorativo. Eu sou do centrão, eu fui do PP metade do meu tempo, fui do PTB, fui do então PFL. No passado, integrei siglas que foram extintas, como o PRB, PPB. O PP, lá atrás, foi extinto. Depois, nasceu novamente da fusão do PDS com o PPB, se não me engano", observou o presidente, durante entrevista à Rádio Banda B de Curitiba.

>> Cotado para ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira já chamou Bolsonaro de 'fascista' e apoiou PT

>> Bolsonaro deve colocar Ciro Nogueira na Casa Civil e recriar Ministério do Trabalho

>> Ministro da Defesa ameaça democracia e afirma que não haverá eleições em 2022 sem voto impresso, diz jornal

Apesar das falas do militar da reserva, no passado não foram poucas as vezes em que ele e seus aliados dispararam críticas duras contra o Centrão, sempre ligando seus atores a práticas e interesses escusos. Relembre alguns desses episódios:

1 - Em 2018, durante a campanha à Presidência da República, um vídeo do hoje ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, viralizou nas redes sociais. O material foi gravado durante a convenção do PSL que oficializou Bolsonaro como candidato da sigla e mostra o general cantando uma paródia da música "Reunião de Bacana (Se Gritar Pega Ladrão)", de Bezerra da Silva. "Se gritar pega Centrão, não fica um, meu irmão", cantou Heleno, em referência à aliança do ex-governador de São Paulo e também candidato ao Planalto, Geraldo Alckmin (PSDB), com partidos desse bloco.


2 - Um outro vídeo que circula na internet mostra o senador Flávio Bolsonaro (Patriota), filho do presidente, no que parece ser um evento partidário. Ao se dirigir a uma plateia, ele questiona se aquele grupo se manterá ao lado do seu pai "quando o pau comer pra valer" ou se "vão se deixar seduzir por discursos do Centrão".

 

3 - Em maio de 2020, o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, divulgou um vídeo até aquele momento inédito da campanha de Bolsonaro à presidência em que ele criticava duramente o Centrão. "O segredo para administrar bem o Brasil é botar as pessoas certas nos ministérios certos (...) por isso não integramos o Centrão", afirma o militar.

Tags

Autor