SENADO

Saiba quem é Eliane Nogueira, mãe e suplente de Ciro Nogueira no Senado

Eliane Nogueira assumirá pela primeira vez um cargo público. Em 2018, ela disputou a eleição como primeira suplente de senador

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo, Agência Brasil

Publicado em 27/07/2021 às 17:50 | Atualizado em 27/07/2021 às 18:00
Notícia
X

Ao aceitar o convite do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para ser o novo ministro da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) deixará a vaga no Senado Federal para a sua suplente, a empresária Eliane e Silva Nogueira Lima, 72 anos. Também filiada ao partido Progressistas, Eliane é mãe de Ciro Nogueira e assumirá um cargo público pela primeira vez. As informações são do portal G1.

De acordo com o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eliane e Silva Nogueira Lima possui formação até o ensino médio completo. Ela disputou as eleições de 2018, como suplente do seu filho, assumindo agora como senadora do estado do Piauí. 

Viúva, ela foi casada com Ciro Nogueira Lima, com quem teve cinco filhos - Ciro Nogueira Lima Filho, Alessandra, Juliana, Gustavo Nogueira Lima e Raimundo Neto. A assessoria do senador, informou ao G1, que sua mãe sempre esteve próxima da política, embora não tenha assumido nenhum cargo público, até o momento.

A experiência de Eliana, sempre foi voltada para o setor empresarial, principalmente após a morte do marido, em março de 2013, quando assumiu a gestão das empresas da família. Apesar de assumir a cadeira deixada por seu filho, caberá ao bloco partidário a qual pertencia Ciro, decidir quem assumirá sua vaga na CPI da Covi-19.

REUNIÃO

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu, nesta terça-feira (27), com o senador Ciro Nogueira para confirmar sua nomeação como novo chefe da Casa Civil. Líder do Centrão, Nogueira utilizou suas redes sociais para pedir "proteção a Deus" para cumprir o que classificou como "desafio".

A reunião com Bolsonaro estava marcada para ontem, mas foi adiada devido a um problema no avião que traria Nogueira do México para o Brasil. Com isso, somente de noite o senador desembarcou em Brasília.

 Considerada o coração do governo, a Casa Civil é uma pasta estratégica para a articulação política do Palácio do Planalto e é responsável pela coordenação entre os ministérios.

A pasta atualmente é comandada pelo general Luiz Eduardo Ramos, que tem reunião às 16h com Bolsonaro. O encontro também terá a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes.

No último dia 22, Bolsonaro confirmou o convite a Nogueira e a recriação do Ministério do Trabalho e Previdência, que, no início do governo, foi agrupado com outros quatro ministérios para a criação do Ministério da Economia, sob o comando de Guedes.

O atual ministro da Secretaria-Geral, Onyx Lorenzoni, será o titular deste novo ministério e o Ramos deve assumir a Secretaria-Geral da Presidência.

Tags

Autor