PODER LEGISLATIVO

Alepe e Câmara do Recife retomam atividades nesta segunda (2) após recesso

Em razão da pandemia de covid-19, desde 2020, deputados e vereadores têm se reunido e deliberado virtualmente

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 02/08/2021 às 9:12 | Atualizado em 02/08/2021 às 9:19
Notícia
X

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a Câmara Municipal do Recife (CMR) retomam as atividades nesta segunda-feira (2), após o recesso legislativo em julho. O retorno de ambas as casas está marcado para as 10h e deve contar com transmissão no YouTube, isso porque para atender às medidas de distanciamento social recomendadas pelos órgãos sanitários em razão da pandemia de covid-19, desde 2020, deputados e vereadores têm se reunido e deliberado virtualmente.

Na Alepe, as atividades do primeiro semestre do ano haviam sido encerradas em 30 de junho, mas, entre os dias 5 e 12 de julho, o Parlamento Estadual suspendeu o recesso e fez uma autoconvocação para analisar cinco proposições em caráter de urgência. Entre elas, estava a prorrogação, por mais 90 dias, do reconhecimento do estado de calamidade pública em Pernambuco e em 131 municípios.

Para o segundo semestre do ano, a expectativa do presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP) é de que haja aumento de trabalho, além de maior integração com os demais Poderes e com outras instituições do Estado. “A economia irá ocupar lugar central nos debates da Assembleia Legislativa, pois, na medida em que avançamos com a vacinação contra o novo coronavírus, é urgente construir as condições para que possamos impulsionar a competitividade do setor produtivo, gerando mais oportunidade de emprego e renda”, avaliou.

Segundo o parlamentar, a tendência é de que seja estabelecido um formato de trabalho seguro na Casa, com reuniões presenciais, procurando dinamizar as atividades legislativas. “Também vamos ampliar nossos projetos especiais, como o Fala Pernambuco, o Núcleo de Apoio ao Legislativo e o educacional, aumentando ainda mais nossa aproximação com a sociedade.”

Volta presencial

Já no legislativo recifense, o presidente da Casa, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), tem a expectativa de retomar com as reuniões presenciais na CMR ainda no segundo semestre de 2021.

"Estamos há mais de um ano realizando esses trabalhos de forma on-line, mas acredito que, com o controle da pandemia, será possível retornar ao plenário em breve”, afirmou o presidente da Casa. Ele ressaltou que caberá à Comissão Executiva, planejar e conduzir o processo presencial de forma segura para servidores, parlamentares e público visitante.

“Será uma retomada marcante, respeitando todos os regulamentos de segurança, mas trazendo de volta o Legislativo ao seu lugar de origem, que é o plenário da Casa de José Mariano”, destacou Romerinho Jatobá. Desde março do ano passado, a Câmara Municipal segue os protocolos de segurança impostos para a convivência com a covid-19, evitando aglomeração, dispondo de álcool em gel e determinando o uso de máscara em suas dependências.

Tags

Autor