"Chegou a minha vez", diz João Campos ao anunciar ampliação da vacinação contra a covid-19 no Recife
A partir desta quarta-feira (4), que tem 23 anos ou mais, independente de comorbidade ou da categoria profissional, poderá se vacinar
Com a redução da idade para vacinação contra covid-19 no Recife, o prefeito da cidade, João Campos (PSB), deve receber a primeira dose do imunizante nos próximos dias. Nascido em novembro de 1993, ele tem 27 anos de idade e não esconde a ansiedade pelo momento. Nesta terça-feira (3), ao anunciar que pessoas com 23 anos ou mais, independente de comorbidade ou da categoria profissional, poderiam se vacinar contra a doença a partir de amanhã, Campos exclamou: "chegou a minha vez!"
- Recife baixa idade para vacinação contra covid-19 no público geral; confira os detalhes
- Imunização no Recife: mais de 73% dos adultos tomaram ao menos uma dose contra covid-19; quase 35% finalizaram o esquema vacinal
"Depois de meses de trabalho diário e intenso, vamos ampliar ainda mais a faixa de idade da vacinação contra covid-19 no Recife. Todas as pessoas com 23 anos ou mais! Chegou a minha vez!", escreveu o prefeito nas redes sociais. Campos é, segundo a prefeitura, uma das mais de 131 mil pessoas que fazem parte deste novo grupo.
Desde o início do seu governo, em janeiro de 2021, João tem defendido a vacina como uma das defesas contra o coronavírus. A defesa vem se refletindo nos números da imunização na cidade, que até essa segunda-feira (2), o Recife aplicou 1.270.752 doses de vacina contra a doença. Ao todo, 912.816 pessoas foram vacinadas, nas quais 417.507 já contam com o esquema de vacinação completo.
Ver essa foto no Instagram
Para se vacinar o novo grupo deve fazer um agendamento a partir das 19h desta terça por meio da plataforma Conecta Recife, disponível no site conectarecife.recife.pe.gov.br ou no aplicativo, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.
As pessoas devem anexar no ato do agendamento cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação para o local da imunização.
A nova ampliação ocorre menos de uma semana depois do último anúncio de nova faixa etária, na sexta-feira (30). Naquele dia, a vacina contra a doença na capital pernambucana foi liberada para pessoas com idade a partir dos 28 anos.
A redução contribuiu para o avanço da imunização na cidade, que, com aproximadamente 11 mil pessoas vacinadas diariamente contra a covid-19 (média da última quinzena), já imunizou, com ao menos uma dose, 73,76% do público-alvo total da campanha contra o coronavírus. O índice representa 853.245 pessoas que já iniciaram a proteção. A cidade tem 1.237.614 pessoas acima dos 18 anos que estão aptas a receber a vacina.
Veja quem já pode se vacinar no Recife
- Trabalhadores da Indústria e da Construção Civil e Correios (com 29 anos ou mais);
- Trabalhadores de assistência social;
- Caminhoneiros;
- Forças de segurança e salvamento;
- Trabalhadores da Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos;
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores da educação dos ensinos Básico;
- Profissionalizante e Superior, de instituições públicas ou privadas;
- Trabalhadores dos transportes rodoviário, aéreo, metroviário, ferroviário e portuário;
- Gestantes e puérperas do Recife e de outros municípios;
- Pessoas com comorbidades
- Trabalhadores da saúde.
A pessoa que irá tomar a vacina deve realizar o agendamento através do site ou aplicativo do Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore (Android), e AppStore, (sistema iOS). É necessário anexar a cópia de um documento de identificação com foto e um comprovante de residência no nome da pessoa que será vacinada.
A ampliação foi possível, porque, no último sábado (31), Pernambuco recebeu mais de 300 mil de doses de vacinas contra a covid-19. Do total, 174.330 unidades são da Pfizer/BioNTech e 144 mil da Coronavac/Butantan.
Onde se vacinar no Recife
Desde o início da campanha, houve ampliação de nove para 26 pontos de vacinação na cidade – dos quais 12 são centros e 14 são pontos de drive-thru.
Centros de vacinação
- UniNassau, nas Graças;
- Unicap, na Boa Vista;
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
- Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
- UPA-E do Ibura.
- Apolo 235, Bairro do Recife
- Sest Senat, Porto da Madeira;
Drive-thrus
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
- Geraldão, na Imbiribeira;
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
- Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
- BIG Bompreço de Boa Viagem;
- BIG Bompreço de Casa Forte;
- Unicap, Boa Vista;
- Carrefour, Torre
- SEST/SENAT, Porto da Madeira.