Eleições

Saiba como os deputados pernambucanos votaram na comissão do voto impresso

Deputados pernambucanos ajudaram na derrota do presidente Jair Bolsonaro na comissão

Imagem do autor
Cadastrado por

Paulo Veras

Publicado em 05/08/2021 às 21:33 | Atualizado em 05/08/2021 às 21:39
Notícia
X

Três deputados federais de Pernambuco participaram da votação na Comissão Especial que analisou a PEC do voto impresso na Câmara dos Deputados na noite desta quinta-feira (5). Como o JC havia adiantado no dia anterior, todos eles votaram contra a impressão de um comprovante após o registro eletrônico do voto. Um quarto nome não participou da deliberação.

A adoção do voto impresso, que era defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi derrotada na comissão por 23 votos a 11. Embora simbolize um grande revés para o Planalto, esse pode ainda não ser o fim do tema, já que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) adiantou, mais cedo, que o tema pode ser avocado para ser decidido pelo plenário, mesmo após a derrota na Comissão Especial. Essa manobra havia sido pedida a ele pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.

De Pernambuco, votaram contra o voto impresso os deputados federais Raul Henry (MDB), Carlos Veras (PT) e Milton Coelho (PSB). Embora seja titular da comissão, com direito a voto, o deputado Wolney Queiroz (PDT) não participou da decisão.

Em busca de se diferenciar do PT, do ex-presidente Lula, o PDT, que tem como pré-candidato ao Planalto o ex-governador do Ceará Ciro Gomes, chegou a defender a adoção do voto impresso. O deputado Paulo Ramos (PDT-RJ), porém, votou contra.

No lugar de Wolney Queiroz, quem participou da deliberação foi a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que também se colocou contra a impressão do voto.

O deputado pernambucano Danilo Cabral (PSB), que era suplente no colegiado, não precisou se manifestar.

A decisão da comissão especial contra o voto impresso ocorre no mesmo dia em que empresários, intelectuais e personalidades publicaram um manifesto em apoio ao sistema eleitoral eletrônico brasileiro.

Tags

Autor