Vacina anti-covid

Ministério da Saúde impõe sigilo a documentos sobre compra da Covaxin

Documentos são analisados pela CPI da Covid por suspeitas de irregularidades nas transações com o governo brasileiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 09/08/2021 às 13:45 | Atualizado em 09/08/2021 às 13:46
Notícia
X

Os documentos que tratam da aquisição de vacinas Covaxin pelo governo federal foram colocados sob sigilo pelo Ministério da Saúde. O material, que dá detalhes sobre negociações com suspeitas de irregularidades em investigação pela CPI da Covid, foi entregue em julho à comissão parlamentar, mas o acesso público a ele agora é restrito, segundo resposta da pasta a um pedido feito via Lei de Acesso à informação em junho. As informações são do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, no dia 6 de agosto o Ministério da Saúde afirmou que o acesso aos documentos estaria "suspenso e restrito no momento" por ainda estarem em fase "preparatória", quando o processo está tramitando no órgão. Já em 29 de julho, a pasta anunciou que havia cancelado o contrato da Covaxin com a Precisa Medicamentos, ex-intermediária da Bharah Biotech no Brasil.

>> Anvisa suspende autorização de importação da vacina Covaxin

>> Anvisa encerra pedido de uso emergencial da Covaxin

>> Bharat BioTech, fabricante da Covaxin, rescinde contrato com Precisa

>> Fabricante indica fraude na negociação da Covaxin

Na mesma resposta, o órgão federal disse que, por ser um documento "preparatório", os dados contidos nele "constituem fundamento de tomada de decisão, podendo sua divulgação prejudicar o andamento". O Ministério da Saúde explicou, ainda, que a suspensão do acesso "não caracteriza sua conclusão e encerramento".

CPI

As negociações do governo para compra de vacinas Covaxin tornou-se alvo das investigações da CPI da Covid depois que o deputado federal Luis Miranda (DEM) e seu irmão, o servidor da pasta Luis Ricardo Miranda, depuseram aos senadores. Os irmãos apontaram irregularidades e indícios de corrupção nas tratativas.

Tags

Autor