EX-GOVERNADOR

Vereadora quer dar o nome de Eduardo Campos à nova ciclofaixa do Recife

Campos governou Pernambuco de 2007 a 2014 e completaria 56 anos nesta terça-feira (10)

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 10/08/2021 às 11:41 | Atualizado em 10/08/2021 às 11:48
Notícia
X

Mais um equipamento público de Pernambuco pode receber o nome do ex-governador do Estado Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em 2014, durante a campanha presidencial. Isso porque um projeto de lei da vereadora Andreza Romero (PP) prevê que o nome da próxima ciclofaixa a ser inaugurada no Recife seja batizada com o nome do político que governou Pernambuco de 2007 a 2014 e completaria 56 anos nesta terça-feira (10). 

Ao justificar o projeto, a parlamentar relembrou a trajetória política do ex-governador, que foi deputado estadual, deputado federal e candidato à Presidência da República, além de presidente do seu partido, o PSB. "Trata-se de uma homenagem justa considerando que o ex-governador foi um dos mais queridos na história do nosso Estado", argumentou a vereadora ao defender a proposição.

De teleférico a avenida

Foto: ABr
Eduardo Campos (PSB) - Foto: ABr

Popular líder político do Estado, o ex-governador tem inúmeros monumentos e repartições públicas batizadas com o seu nome. No interior de Pernambuco, as homenagens a Eduardo Campos são inúmeras. Algumas delas incluem teleférico, barragem e estádio de futebol.

Em Bonito, no Agreste, uma das cidades mais voltadas ao turismo em Pernambuco, o teleférico se chama Eduardo Campos. A plataforma de transporte foi inaugurada em abril de 2018.

O teleférico de Bonito tem 1.200 metros de extensão e dispõe de quatro cabines (duas subindo e duas descendo), que comportam quatro pessoas sentadas (cada). O ponto de partida é o pátio de eventos do município e o desembarque é no alto da Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, aberta em 30 de maio de 1954. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada). Ele funciona das 9h às 17h, de quinta-feira a domingo.

Em Machados, também no Agreste pernambucano, o nome de Eduardo Henrique Accioly Campos batizou o estádio de futebol da cidade. O espaço esportivo foi inaugurado em dezembro de 2020, em meio à pandemia, e tem alambrado, arquibancada, banheiros, calçada externa, gramados, iluminação de LED, muro, urbanização no entorno (com passeio de piso intertravado) e vestiários.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) ainda aprovou, em outubro de 2016, que a barragem de Serro Azul, em Palmares, na Zona da Mata Sul do estado, passasse a ser chamada de barragem Governador Eduardo Campos. Concluída em 2017, a represa serve de alívio para a barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, no Agreste, e beneficia o abastecimento de água na região de Palmares.

Além disso, a Alepe tem o plenário da Casa com o nome de Eduardo Campos. O prédio da Assembleia, inaugurado em agosto de 2017, tem o nome do avô dele, o ex-governador Miguel Arraes.

Foto: Foto: Diego Nigro/Arcevo JC Imagem
Compaz Eduardo Campos - Foto: Foto: Diego Nigro/Arcevo JC Imagem

Em 2016, o primeiro Centro Comunitário da Paz (Compaz) inaugurado pela Prefeitura do Recife foi com o nome de Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da capital pernambucana.

O Compaz foi concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. É baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques e também de outras fontes de espaços de cidadania. Os espaços também contêm serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação. Os Compaz fazem parte da Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife.

Em outubro de 2020, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa foi inaugurado no Recife pelo então prefeito Geraldo Julio (PSB). A unidade de saúde funciona no bairro da Estância, ao lado do Hospital Geral de Areias, na Zona Oeste da cidade. O espaço tem atendimentos, incluindo consultas ambulatoriais, exames, cirurgias de pequeno porte e internamentos.

Mais recentemente, no dia 8 de maio de 2021, um trecho da Avenida Beira Rio passou a ser chamado de “Avenida Beira Rio Governador Eduardo Campos”. O projeto da Avenida Beira Rio foi criado pelo vereador Samuel Salazar (MDB), líder do prefeito João Campos (PSB) na Câmara. O gestor municipal é filho do ex-governador.

Além disso, um projeto de lei da vereadora Natália de Menudo (PSB) prevê que o nome da Estrada do Bongi, no bairro de mesmo nome, na Zona Oeste do Recife, seja alterado para homenagear o ex-governador.

Tags

Autor