Falecimento

Publicitário Duda Mendonça morre aos 77 anos em São Paulo

Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês há dois meses

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio, Do jornal Correio para a Rede Nordeste

Publicado em 16/08/2021 às 7:03 | Atualizado em 16/08/2021 às 10:45
Notícia
X

O publicitário Duda Mendonça, 77 anos, morreu em São Paulo, nesta segunda-feira (16). Duda estava internado no Hospital Sírio-Libanês há dois meses, tratando um câncer no cérebro, que se agravou em decorrência da covid-19. A informação da morte foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com a família, o corpo do publicitário será cremado. Ainda não há, porém, informações sobre o horário da cerimônia fúnebre.

 

Publicitário eclético

José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, o Duda, nasceu em 10 de agosto de 1944, em Salvador. Duda foi um dos marqueteiros políticos mais conhecidos. Ele fez a campanha vitoriosa de Lula em 2002. Em 1975, ele abriu a agência de publicidade DM9 em Salvador. Ele estreou no marketing político em 1985, quando trabalho na campanha de Mário Kertész para a prefeitura de Salvador.

Ele também participou de campanhas de Paulo Maluf (PP), em São Paulo; Miguel Arraes (PSB), em Pernambuco no ano de 1998; Ciro Gomes (PDT), no Ceará, e do ex-primeiro-ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes.

O publicitário também foi o responsável pela campanha de reeleição da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, em 2004, também pelo PT. Em outubro deste mesmo ano, ainda durante as eleições, o marqueteiro foi preso em flagrante em uma operação da Polícia Federal (PF), junto com outras 200 pessoas, em uma rinha de galos na zona oeste da capital paulista.

O publicitário também atuou nas campanhas dos irmãos Ciro e Cid Gomes no Ceará, respectivamente a deputado federal e a governador, em 2006, pelo PSB. Os dois se elegeram. Dois anos depois, em 2008, Duda também atuou no marketing político de outras campanhas do Nordeste. Ele coordenou e ajudou a eleger prefeitos em Fortaleza e João Pessoa. 

Mensalão

Quando estourou o escândalo do mensalão, o publicitário foi acusado de receber por serviços ao PT por meio de uma offshore nas Bahamas. Em 2005, Mendonça confessou à CPI dos Correios ter recebido R$ 10,5 milhões pela campanha à eleição de Lula via caixa 2.

A defesa do publicitário argumentou que ele cometeu o crime de sonegação fiscal, não o de lavagem de dinheiro, e que pagou o que devia ao fisco - R$ 4,8 milhões. Além disso, afirmou que o marqueteiro não tinha conhecimento da origem ilícita dos valores recebidos do partido e nunca tentou ocultá-los.

O baiano chegou a virar réu no processo do mensalão, mas foi absolvido. Para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), prevaleceu a tese da defesa de Mendonça, não ficando demonstrado que ele tinha conhecimento da origem ilícita dos recursos e, consequentemente, não houve prova de sua intenção de ocultar os valores.

Tags

Autor