Homenagem

Título de cidadão de Vitória de Santo Antão a Bolsonaro gera repúdio de agricultores

A Fetraf-PE encaminhou uma carta à Câmara Municipal pedindo que os vereadores rejeitem o projeto que concede o título de cidadão vitoriense ao presidente da República

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 01/09/2021 às 18:33
Notícia
X

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco (Fetraf-PE) repudiou o Projeto de Decreto Legislativo que poderá conceder o título de cidadão vitoriense ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). A instituição encaminhou uma carta, assinada por seu presidente João Santos da Silva, à Câmara Municipal de Vitória pedindo para que os vereadores rejeitem a proposta, que será debatida na sessão plenária nesta quinta-feira (2).

De acordo com a Fretaf, o presidente Jair Bolsonaro tem feito uma péssima gestão diante da pandemia da covid-19. “O Sr. Presidente Bolsonaro vem fazendo desgoverno e trazendo retrocesso para o nosso país. Fatos são o descaso com a economia e a educação, mais de 15 milhões de pessoas desempregadas, o negacionismo da saúde pública, diante da pandemia que estamos vivendo, onde teve mais de 500 mil mortes por covid, só no Brasil”, declara o documento.

O autor do PDL 004/2021 é o vereador Marcos da Prestação (Republicanos), que afirmou não ser “nada demais se dar um título de cidadão a um presidente da República”. “O primeiro passo foi com relação a simpatia, a ética e o trabalho que o presidente vem fazendo pelo País. Apoiei ele em 2018 e vou apoiá-lo em 2022. Nós sabemos que ele só não está fazendo mais porque tem muitas pessoas que estão trabalhando contra o governo”, defendeu o parlamentar.

Entretanto, o presidente da Câmara Municipal, o vereador André de Bau, não acredita que a proposta possa ser aprovada. “Acho que o projeto não será aprovado, tendo em vista que temos poucos defensores do presidente Jair Bolsonaro, além disso alguns vereadores acham que ele não fez nada ao município. O fato de ele ser presidente, não o faz merece o título, e digo isso com todo respeito que tenho ao vereador Marcos da Prestação”, declarou.

Nas redes sociais, a notícia sobre o título de cidadão ao presidente Bolsonaro dividiu opiniões. Os apoiadores bolsonaristas elogiaram a iniciativa e esperam que a Câmara de Vitória concedesse a honraria. Por outro lado, muitas pessoas criticaram o projeto, destacando que o presidente nada fez pelo município e que as atenções do legislativo deveriam ser voltadas para outras questões de ordem pública.

Confira na íntegra o ofício da Fetraf-PE encaminhada a Câmara Municipal de Vitória de Santo Antão:

"Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco

Vitória de Santo Antão, 01 de setembro de 2021.

A Câmara de Vereadores de Vitória de Sto. Antão-PE

Ilmo. Sr. André Saulo Presidente da Câmara e demais vereadores desta casa

Assunto: Decreto legislativo No 004/2021

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco – FETRAF/PE vem por meio deste, expressar o repudio ao Decreto legislativo No 004/2021, autoria do Vereador Marcos da Prestação (Republicanos), no qual se aprovado dará o título de cidadão vitoriense ao Presidente da República o Sr. Jair Messias Bolsonaro. E pedir, em nome dos agricultores familiares de Vitória, que os vereadores rejeitem essa proposta, tal qual o Sr. Presidente Bolsonaro vem fazendo desgoverno e trazendo retrocesso para o nosso país. Fatos são o descaso com a economia e a educação, mais de 15 milhões de pessoas desempregadas, o negacionismo da saúde pública, diante da pandemia que estamos vivendo, onde teve mais de 500 mil mortes por covid, só no Brasil e o Sr. Presidente Bolsonaro negou a vacina de antemão, discursava sobre o não uso das máscaras e aglomerou por diversas vezes, indo contra todas as medidas sanitárias. Diante disso reforçamos nosso repudio e o pedido para que os vereadores rejeitem esse decreto.

Desde já agradecemos o apoio

Respeitosamente,

                                      João Santos da Silva

                                          Presidente

                                          Fetraf/PE"

Tags

Autor