BRASÍLIA

Na véspera do 7 de setembro, apoiadores de Bolsonaro invadem Esplanada dos Ministérios

Os bolsonaristas furaram bloqueio da Polícia Militar

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo, Adige Silva

Publicado em 06/09/2021 às 22:55 | Atualizado em 06/09/2021 às 23:44
Notícia
X

Atualizada às 23h16

Um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conseguiu furar o bloqueio de segurança montado pelo governo do Distrito Federal na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na noite desta segunda-feira (6) e tiveram acesso à região com carros e caminhões ao local onde ocorrerão as manifestações desta terça-feira, 7 de Setembro. A circulação no local estava restrita desde a madrugada de hoje como medida preventiva. Apenas a passagem de pedestres estava permitida.

Com faixas e bandeiras a favor do governo, o grupo se dirigiu para áreas próximas aos prédios do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), dois dos principais alvos dos manifestantes. A convocação dos atos têm caráter antidemocrático ao pedir o fechamento dos Poderes e a "tomada de poder" por Bolsonaro com ajuda das Forças Armadas.

Pelo Twitter, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, comemorou a entrada dos apoiadores na região da Esplanada. "Lindo ver Brasília ser tomada por pessoas de bem. Pessoas ordeiras, que só querem viver num país mais justo, mais livre e mais democrático. Tá bonito de ver!!! Viva o 07 de setembro!!!", escreveu, ao publicar um vídeo em que apoiadores do governo comemoram a passagem de caminhões.

Questionada sobre a entrada do grupo na Esplanada apesar do bloqueio, a PMDF informou que não havia qualquer autorização excepcional para o grupo, mas não soube informar quem permitiu a entrada dos veículos. Segundo a corporação, a situação no local está "tranquila". Também procurada, a Secretaria de Segurança Pública não se manifestou.

A PMDF informou que todo o efetivo disponível estará empenhado na Esplanada dos Ministérios e nas imediações para fazer a segurança dos atos do dia 7 de setembro.

Leia a íntegra da nota da Secretaria de Segurança do Distrito Federal

A Secretaria de Segurança do Distrito Federal (SSP/DF) informa que, na noite desta segunda-feira (6), manifestantes romperam barreiras de contenção colocadas no início da via S1 para bloquear o trânsito de veículos.

Nas reuniões, realizadas previamente com os organizadores dos grupos manifestante, ficou definido que os maquinários autorizados a participar do ato popular estariam liberados para serem estacionados ao longo da via N1, na madrugada de terça-feira (7). Importante ressaltar que a autorização permitia apenas exposição dos veículos, como já realizado anteriormente em outras manifestações.

A Polícia Militar do Distrito Federal encontra-se no local para reestabelecer a situação.

A Praça dos Três Poderes permanece interditada por gradil e linha de policiais.

Eduardo Bolsonaro 

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) aparece na manifestação. Nas imagens, sem máscara, ele cumprimenta os apoiadores. Confira:

 

 

Tags

Autor