PROTESTOS

Manifestações no Recife e em outras cidades neste domingo pedem impeachment de Bolsonaro

A organização é de grupos de centro-direita, como Movimento Brasil Livre (MBL), Vem Pra Rua e Livres, mas está prevista a participação de políticos de variados espectros ideológicos

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo, Estadão Conteúdo

Publicado em 11/09/2021 às 22:10 | Atualizado em 11/09/2021 às 22:11
Notícia
X

Atos reivindicando o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acontecem neste domingo (12) no Recife e em várias outras cidades do País. A organização é de grupos de centro-direita, como Movimento Brasil Livre (MBL), Vem Pra Rua e Livres, mas está prevista a participação de políticos de variados espectros ideológicos. Na capital pernambucana, a concentração é no Marco Zero, Bairro do Recife, às 13h.

Na principal manifestação, que vai acontecer em São Paulo, na Avenida Paulista, também estão confirmadas as presenças de militantes do PSDB, movimento estudantil, centrais sindicais e do presidenciável Ciro Gomes (PDT).

O PT, principal partido de oposição ao governo Bolsonaro, não estará presente. O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), um dos líderes do MBL, afirmou que a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, negou participar. "A Gleisi negou participação antes de convidarmos as esquerdas", disse.

O PSOL informou que não irá. Já o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, declarou que o partido deverá participar de todas as manifestações pelo impeachment. O PCdoB também disse que fará parte dos protestos.

Mais adesões

Os atos deste domingo (12) estão sendo organizados desde julho. Na quinta-feira (9), horas antes de Bolsonaro divulgar a Declaração à Nação, organizadores das manifestações avaliavam que as falas do presidente no 7 de setembro serviram para estimular reações contrárias às ameaças de ruptura, gerando mais adesões neste domingo (12).

"As ações repercutiram e acabaram reverberando na população que não compactua com esse governo, uma aderência à manifestação do 12", disse a advogada Luciana Alberto, do Vem Pra Rua.

Tags

Autor