Biografia de Lula, que começou a ser escrita há 10 anos, entra em pré-venda e deve ser lançada em novembro
A obra, editada pela Companhia das Letras, é de autoria do jornalista e ex-deputado Fernando Morais
O primeiro volume da biografia do ex-presidente Lula (PT) está em pré-venda e será lançado em 16 de novembro. A editora Companhia das Letras detém os direitos do livro, que começou a ser produzido pelo jornalista e ex-deputado Fernando Morais há dez anos, em 2011.
"Desde 2011, Fernando Morais ganhou acesso direto, franco e frequente a Lula", diz a sinopse disponível no site da editora sobre o processo de construção do livro. "A essas dezenas de horas de depoimentos, somou o faro de repórter e a prosa cativante para compor projeto biográfico que traz um painel do personagem em toda sua grandeza e complexidade."
- 'Ao invés de somar, estimula divisão, ódio e violência', diz Lula sobre Bolsonaro na véspera do 7 de setembro
- 'Mano a Mano': Mano Brown entrevista Lula em seu podcast no Spotify
- Investigação contra Lula por suposto tráfico internacional de influência é arquivada pela Justiça de São Paulo
- PT e os partidos que gravitam em torno da legenda querem enfraquecer Bolsonaro para fortalecer o nome de Lula
- Após Lula, STF pode anular a condenação de Eduardo Cunha
Inicialmente, a ideia era relatar a trajetória de Lula a partir de sua primeira prisão — em 1980, por liderar a greve dos trabalhadores do ABC Paulista — até o fim de seu segundo mandato. No entanto, com o surgimento da Operação Lava Jato e o impeachment de Dilma Rousseff, o escritor se deparou com a necessidade de escrever outro livro, o qual deve ser lançado na sequência.
Conteúdo
Em 416 páginas, "entre uso de recuos e avanços cronológicos", o primeiro volume do livro passará pela infância do pernambucano, pelo sindicalismo e as greves de operários no ABC Paulista. Também pela fundação do Partido dos Trabalhadores, pela primeira campanha eleitoral.
O escritor é amigo pessoal de Lula e virou um dos ícones da esquerda após a publicação de "A Ilha", livro-reportagem sobre Cuba lançado em 1976. Morais também é autor das biografias "Olga", de Olga Benário, "Chatô - O Rei do Brasil", de Assis Chateaubriand, e "O Mago", de Paulo Coelho.