FORAGIDO

Procurado pela Interpol, Zé Trovão pede asilo político no México

O líder bolsonarista alega ser vítima de perseguição

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 14/09/2021 às 10:00 | Atualizado em 14/09/2021 às 10:11
Notícia
X

Foragido da justiça, o bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, pediu asilo político ao México nessa segunda-feira (13). Em documento apresentado à Comissão Mexicana de Ajuda a Refugiados, o caminhoneiro alega ser vítima de perseguição política. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

>> Bolsonaristas anunciam recurso para reverter ordem de prisão de Zé Trovão

>> Após inclusão na lista de procurados da Interpol, prisão de Zé Trovão depende da polícia mexicana

Segundo o jornal, o pedido de refúgio por parte do militante foi protocolado no dia 3 de setembro - quatro dias antes dos atos antidemocráticos, no qual participou como líder do movimento. O brasileiro teria saído do País em 27 de agosto e chegado ao México no dia 31 do mesmo mês.

Zé Trovão é procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) desde o dia 9 de setembro, após ter a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). A acusação é de que ele tenha incitado ataques contra as instituições democráticas brasileiras com as manifestações de 7 de setembro.

Na última sexta-feira (10), o ministro Edson Fachin, também do STF, negou o pedido de habeas corpus para Zé Trovão. A solicitação foi feita pelos deputados federais Vitor Hugo (PSL-GO) e Carla Zambelli (PSL-SP).

Líder bolsonarista

O caminhoneiro ganhou bastante notoriedade nas redes sociais, principalmente após publicar um vídeo no Twitter, no dia 8 de setembro, na qual incita caminhoneiros a bloquearem rodovias e "fecharem tudo".

"A partir das seis horas de amanhã, do dia 9 de setembro, todas as bases brasileiras: fechem tudo, não passa mais nada. Somente ambulância, oxigênio e remédio. Acabou, não passa mais nada. Estão brincando com a democracia, nos tirando de otário", diz o bolsonarista.

Em seguida, ele afirma que precisa "resolver o problema do Brasil". "Nós precisamos resolver o problema do Brasil, agora, nesta semana. Chegou a hora de mudarmos tudo de uma vez. Povo brasileiro: vá amanhã para as ruas ajudar os caminhoneiros. É para trancar tudo. Vamos embora. Vamos salvar o Brasil. Fecha tudo", completou.

 

Tags

Autor