Bolsonarista

Saiba quem é Allan dos Santos, o blogueiro bolsonarista que teve prisão preventiva e extradição decretadas por Alexandre de Moraes

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes expediu mandado de prisão preventiva contra o blogueiro, que atualmente está nos EUA

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 21/10/2021 às 18:18
Notícia
X

Alvo da CPI da Covid, o blogueiro Allan dos Santos teve um mandado de prisão preventiva decretado contra ele pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A Procuradoria Geral da República se manifestou contra o pedido.

Alexandre de Moraes também determinou que a Polícia Federal inclui o mandado de prisão contra Allan dos Santos na Difusão Vermelha da Interpol. A embaixada do Brasil nos EUA também foi acionada. 

Atualmente, ele reside nos EUA, e o ministro também determinou que o Ministério da Justiça abra um processo de extradição dele. Eleteria saído do paísem julho deste ano, mas com um visto de turista vencido em fevereiro.

Quem é Allan dos Santos

Allan dos Santos é fundador do Canal Terça Livre e tem ligação direta com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e sua família.

No STF, é investigado em dois inquéritos. Um deles, aberto em 2019, investiga desinformação e ataques aos ministros do tribunal. 

O outro, aberto em julho de 2020, mira em uma milícia digital que ataca sistematicamente a Constituição, o Poder Judiciário. Esta organização criminosa atuaria nas redes sociais para difundir conteúdo político contra as instituições. Existe a suspeita de que ele seja um dos organizadores. 

Neste inquérito, a PF apontou que o blogueiro tentou influenciar o presidente Bolsonaro e parlamentares governistas a darem um golpe de estado na época dos atos antidemocráticos ocorridos entre os meses de abril e maio de 2020. 

Ambos os inquéritos são relatados por Alexandre de Moras. Allan dos Santos nega o envolvimento em qualquer irregularidade. 

A CPI da Covid obteve informações de que Allan teria recebido a ajuda do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) para conseguir recursos do empresário e dono das lojas Havan, Luciano Hang. O filho de Jair Bolsonaro também o teria ajudado a sair do Brasil. 

Dança

Um vídeo do blogueiro dançando e zombando da covid-19 repercutiu nas redes em março de 2020, no inicio da pandemia. No vídeo, ele dança e diz "corona é o c*****o", ao ladode Italo Lorenzon, também fundador do Terça Livre.

Tags

Autor