Em contraponto às ações do governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, dez dos 22 governadores que integram o Consórcio Brasil Verde, vão participar da 26ª Conferência do Clima (COP26), realizada em Glasgow, até o dia 12 deste mês. Entre os gestores que já haviam confirmado presença está o governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o presidente do colegiado e governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
"O Brasil está ficando atrás nessa discussão e a gente tem o dever, como governante, de não deixar esse tema retroagir. Aqui em Pernambuco estamos conseguindo, mas temos que atuar para que isso não aconteça no Brasil", declarou o chefe do Executivo estadual, após anúncio da ampliação operacional da companhia aérea Azul, no início de outubro.
"A ideia é participar desses fóruns, ouvir o que está acontecendo em outros locais do mundo e do Brasil. O Nordeste tem essa vantagem, porque tem um grande potencial de energias renováveis, então isso ajuda nessa discussão e não deixa de ser o atrativo desses convites", declarou o gestor.
Em meio a críticas na comunidade internacional em torno da política ambiental brasileira, sobretudo a dificuldade em conter o desmatamento e as queimadas na Amazônia, o País será representado na COP pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.
Comentários