inquérito

PF ignorou entendimento de Aras ao ouvir Bolsonaro sem notificar defesa de Moro

Bolsonaro prestou depoimento na semana passada no âmbito do inquérito que investiga suposta interferência política na Polícia Federal; defesa do ex-juiz questionou não ter sido notificada

Imagem do autor
Cadastrado por

Do jornal O Povo para a Rede Nordeste

Publicado em 07/11/2021 às 17:40
Notícia
X

A Polícia Federal (PF) teria ignorado apontamento do procurador-geral da República, Augusto Aras, de notificar a defesa do ex-ministro Sergio Moro sobre a realização do interrogatório do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ocorrido na semana passada no âmbito do inquérito que investiga suposta interferência política na corporação. A informação é da Folha de S.Paulo.

Bolsonaro foi ouvido pela PF no Planalto na última quarta-feira, 3, e negou as acusações feitas contra ele. O presidente disse ainda que Moro teria condicionado a troca no comando da corporação à sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF); o ex-juiz nega. Manifestações enviadas ao STF por Aras, ainda em setembro, relataram a necessidade de intimação tanto da Procuradoria quanto dos advogados das partes interessadas ao serem marcadas oitivas.

A defesa de Segio Moro não participou do interrogatório de Bolsonaro e divulgou nota onde questionou o fato de não ter sido “intimada e comunicada oficialmente com a devida antecedência, impedindo seu comparecimento a fim de formular questionamentos pertinentes".

No ano passado, o então ministro do STF Celso de Mello (hoje ex-ministro) entendeu que os advogados de Moro teriam o direito de acompanhar o interrogatório de Bolsonaro e até mesmo de fazer perguntas. Segundo a Folha, a PF afirmou que não se manifestaria sobre o caso.

Apesar do entendimento inicial, em agosto deste ano, o atual relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, dispensou a execução do procedimento por entender que ele se fazia foi necessário somente no início das investigações. “Autorizo o delegado de Polícia Federal a proceder às oitivas de eventuais testemunhas sem a necessidade de intimação nos termos antes determinados, inclusive dos advogados dos investigados”, escreveu Moraes.

Nos dias 2 e 30 de setembro, Aras fez ressalvas ao novo entendimento de Moraes. “Este procurador-geral pondera a Vossa Excelência a necessidade da intimação do Ministério Público Federal, dos advogados e dos interessados”, pontuou.

Tags

Autor