Lula diz que Bolsonaro é 'peça importante para nazistas da extrema-direita' e é aplaudido de pé no Parlamento Europeu
Petista participou da Conferência de Alto Nível da América Latina, organizada pela Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D), grupo que reúne eurodeputados social-democratas
Em périplo pela Europa, o ex-presidente Lula (PT) foi aplaudido de pé por eurodeputados durante a Conferência de Alto Nível da América Latina após discursar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, capital da Bélgica, nessa segunda-feira (15). Na fala, o petista teceu duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), chegando a afirmar que o atual mandatário brasileiro é uma “cópia mal feita” do ex-presidente estadunidense Donald Trump e representa “uma peça importante para os fascistas, nazistas da extrema-direita mundial”.
“Estamos vivendo, e não apenas no Brasil, uma situação extremamente delicada. O discurso feito por Trump se espalhou pelo mundo. Bolsonaro é uma cópia mal feita de Trump e hoje representa uma peça importante para os fascistas, nazistas da extrema-direita mundial. O que você quiser falar da antipolítica você pode falar do governo brasileiro”, enfatizou o petista.
- Lula dá início a agenda internacional para mostrar que 'outro Brasil é possível'
- Exame/Ideia: Lula amplia distância de Bolsonaro no 2º turno
- PDT poderá apoiar Lula no segundo turno contra Bolsonaro, diz presidente nacional do partido, Carlos Lupi
- Alckmin não descarta ser vice de Lula nas eleições 2022 e se diz 'honrado' por ser lembrado
- Lula se manifesta sobre possibilidade de ter Alckmin como vice em 2022
- Lula ironiza especulações sobre vice e diz que não decidiu se é candidato
Lula ainda disse que o Brasil “tem jeito” e que é possível “construir uma economia justa, sem a destruição do meio ambiente e livre da exploração desumana da força de trabalho”.
“O Brasil tem jeito. O Brasil é muito maior do que qualquer pessoa que tente destruí-lo. (…) Felizmente, essa área de trevas que se abateu sobre o planeta por conta da ascensão de governos de extrema-direita pelo mundo afora emite claros sinais de que está chegando ao fim. Partidos e candidatos progressistas vêm conquistando importantes vitórias. Isso está acontecendo em vários países, e estou certo de que também vai acontecer no Brasil a partir da eleição do próximo ano. O Brasil voltará a ser uma força positiva no mundo”, afirmou Lula.
“Acreditamos em um mundo cada vez mais plural, unido em torno de valores como solidariedade, cooperação, humanismo e justiça social. Acreditamos numa nova governança mundial, começando pela ampliação do Conselho de Segurança da ONU, e vamos continuar lutando por ela. Podemos ser felizes juntos. E seremos”, completou o ex-presidente.
Ver essa foto no Instagram
Viagem pela Europa
Líder nas pesquisas para as eleições de 2022, Lula participou no Parlamento Europeu de um evento organizado pela Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D), grupo que reúne eurodeputados social-democratas e que controla a segunda maior bancada da Casa.
O evento faz parte da rota traçada pelo petista para sua viagem pela Europa, que começou na Alemanha, passou pela Bélgica e ainda visitará França e Espanha.