Ex-presidente

'Vamos ter que regulamentar as redes sociais', diz Lula na Europa

Ex-presidente afirmou que a "manipulação dos algoritmos " nas redes sociais é uma ameaça à democracia

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 19/11/2021 às 17:34 | Atualizado em 19/11/2021 às 19:44
Notícia
X

Durante sua estada na Bélgica, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a necessidade de regulamentação da internet e sobretudo as redes sociais. O petista também afirmou que a "manipulação dos algoritmos " nas redes é uma ameaça à democracia.  

"Tem muita coisa que não é social nas redes sociais. No Brasil, nós temos um presidente que conta cinco mentiras por dia através das redes sociais. Mas isso não nega a democracia. Isso só nos alimenta da necessidade de vivermos mais democraticamente, porque nós vamos ter que regulamentar as redes sociais, nós vamos ter que regulamentar a internet, nós vamos ter que colocar um parâmetro", afirmou Lula em entrevista ao grupo S&D.


Na avaliação de Lula, a disseminação de notícias falsas e conteúdos ofensivos nas redes sociais possibilitou a vitória de políticos de extrema-direita, a exemplo do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump nos Estados Unidos e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

"A democracia tem risco. A eleição do Trump nos Estados Unidos foi um risco. Ou seja, todo mundo sabe que a eleição do Trump se deveu à construção de um processo de mentiras veiculado pelas redes sociais que a gente não pode chamar de rede social, é melhor a gente chamar de rede digital porque de social tem menos", disse o ex-presidente. 

Redes sociais

O ex-presidente pleiteou ainda pela responsabilização dos administradores das redes sociais pelo conteúdo prejudicial à sociedade. Para o petista, cabe a eles fazer um filtro do que circula, que incite a prática de crimes, por exemplo. 

"Eu não quero ser algoritmo, eu quero continuar sendo ser humano. Eu não quero ser teleguiado, eu quero sentimentos, eu quero decidir o que eu faço, eu quero decidir o que eu compro, eu quero decidir o que eu voto e isso nós precisamos regulamentar para que alguns espertos e maldosos não tentem virar dono da humanidade através da manipulação de algoritmos", completou o petista. 

Ainda na entrevista, Lula negou que a regulação das redes sociais seja algo inalcançável. "Você pega a internet, você vê pessoas orientando as outras para se matar, você pega ensinando a fazer muitas maldades que isso tem que ser proibido e os donos de aplicativos é que tem que tomar conta disso. Eu acho que a esquerda não tem que ter medo de debater sistemas. Por mais difíceis que eles pareçam, a solução é o debate, e a solução é a saída democrática", finalizou. 

Tags

Autor