declarações

Negacionismo de Lula sobre ditaduras impõe 'vidraça extra' ao PT nas eleições 2022

Petista compara os 16 anos de Ortega na Nicarágua ao tempo de governo de Merkel na Alemanha e minimiza repressão em Cuba

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 24/11/2021 às 21:00 | Atualizado em 25/11/2021 às 2:02
Notícia
X

As declarações de Luiz Inácio Lula da Silva sobre a reeleição do ditador Daniel Ortega, na Nicarágua, e as ações da polícia cubana para debelar protestos da oposição na Ilha trazem para o PT uma "vidraça" extra nas eleições de 2022. Além das explicações sobre os escândalos de corrupção, Lula poderá ser alvo de "pedradas" pelas posições a respeito de regimes autocratas latino-americanas.

Aliados do petista ficaram contrariados com as declarações de Lula ainda mais porque a defesa da democracia é o denominador comum das forças que se opõem a Jair Bolsonaro. A insatisfação, no entanto, não foi suficiente para que a maioria dos dirigentes do PSB, PSOL e até deputados do próprio PT ouvidos pela reportagem se pronunciassem abertamente. Todos, no entanto, avaliavam que o caso servirá de munição aos adversários na campanha.

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) compartilhou o vídeo da entrevista de Lula e escreveu em sua conta no Twitter: "É o PT com a 'democracia' de Ortega que queremos para o Brasil?!"

Foi em uma entrevista ao jornal espanhol El País que Lula comparou os 16 anos de governo de Ortega, na Nicarágua, ao tempo que a conservadora Angela Merkel lidera a Alemanha (desde 2005) ou que o socialista Felipe González dirigiu a Espanha (1982-1996). Confrontado em razão do paralelo entre um regime ditatorial (Ortega) e governos democráticos (Merkel e González), Lula lembrou das prisões de sete candidatos à Presidência oposicionistas e comparou esse fato - que ele condenou - à sua prisão por corrupção na Lava Jato.

O consenso entre os aliados de Lula é que o petista deu um "tiro no pé", que sua fala "pegou muito mal". Ao contrário de Cuba, que ainda goza de prestígio na esquerda, o regime da Nicarágua perdeu apoio após denúncias de perseguições a adversários. Anteontem, foi detido Edgard Parrales, ex-embaixador da Nicarágua na Organização dos Estados Americanos (OEA). No total, é o 41º opositor encarcerado neste ano..

'Preocupação'

"Não tenho acompanhado essa questão do Lula, mas vemos com preocupação o continuísmo dele (Ortega), da família. Temos uma visão crítica", disse o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP). O ex-presidenciável Guilherme Boulos (PSOL-SP) se esquivou. "Não vou comentar a entrevista ou a Nicarágua, mas é descabido equivaler Lula e Bolsonaro no desapego à democracia."

Apoio mesmo Lula recebeu só do PCdoB, alinhado aos sandinistas (apoiadores de Ortega). "Concordo com Lula. Existem dois pesos e duas medidas sobre os governos da América Latina. O PCdoB respeita as eleições na Nicarágua", disse Ana Prestes, da comissão de Relações Internacionais do Comitê Central do partido

Para Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), ex-chanceler do governo de Michel Temer, não convém Lula comparar "uma tirania corrupta e sanguinária de Ortega com o governo democrático de Merkel". Aloysio disse não ter dúvidas de que o tema estará presente nas eleições de 2022.

"A questão democrática não comporta ambiguidades; é uma questão de princípio, e o princípio tem de ser universal, não vale só aqui no Brasil. Alguém com a ressonância mundial que o Lula tem, quando trata desse tema, deve fazê-lo com uma responsabilidade que vai além do companheirismo no interior do PT", afirmou.

Para Aloysio, a responsabilidade de Lula é maior em razão do momento, pois é a defesa da democracia e das instituições que une a oposição a Bolsonaro. Para ele, o petista precisa dialogar mais outras correntes democráticas a respeito desse tema. "Para termos, em relação a isso - como temos na oposição a Bolsonaro - uma harmonização de posições, independentemente de apoio em eleições."

O ex-chanceler lembra que o momento na América do Sul é de ascensão de forças da extrema-direita, como José Antônio Kast, que disputará o segundo turno da eleição presidencial no Chile contra o esquerdista Gabriel Boric. Ali, há dez dias, Kast aproveitou uma nota do Partido Comunista em defesa de Ortega para atacar Boric. O PC chileno faz parte da frente que apoia Boric. "Kast usou isso para se pôr como o defensor da ordem", contou o historiador Alberto Aggio, especialista em história da América Latina.

Não seria diferente aqui. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, publicou no Twitter que Lula "debocha da inteligência da população e do regime democrático". O caso movimentou as redes sociais. A deputada Joice Hasselmann (PSDB-SP) ironizou. "Imagino o desespero do PT quando Lula resolve comentar sobre os seus velhos amigos."

Sumiço

Antes de Lula, o secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, divulgara nota na qual celebrava a vitória de Ortega e classificava a eleição no país como "uma grande manifestação popular e democrática". Diante da repercussão negativa, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que a nota não havia sido submetida à direção partidária. O documento foi suprimido do site do PT, como se o tema estivesse superado.

Ontem, a assessoria do ex-presidente disse ser "falso e de má-fé afirmar dizer que Lula teria apoiado 'ditaduras de esquerda' ou igualado a primeira-ministra Ângela Merkel ao presidente Daniel Ortega". Segundo ela, Lula reafirmou defender a alternância de poder, considerar errado e antidemocrático prender opositores para impedir que disputem eleições e crer que na autodeterminação dos povos deve ser respeitada.

Ficou, porém, a impressão para a maioria dos que leram a entrevista de que a ambiguidade petista em relação às ditadura esquerdistas está viva. "Dizer que foi preso quando estava virtualmente eleito é uma artimanha em vez de tratar da defesa da democracia como princípio universal", disse Aggio.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags

Autor