Expulsão

Deputados federais do PSB pedem expulsão de Clodoaldo Magalhães do partido

Os deputados Danilo Cabral, Felipe Carreras, Milton Coelho e Tadeu Alencar, acusam Clodoaldo de avançar em suas bases eleitorais

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 09/12/2021 às 20:27 | Atualizado em 09/12/2021 às 22:55
Notícia
X

Quatro deputados federais do PSB apresentaram formalmente ao Diretório Estadual do partido, o pedido de expulsão do deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Clodoaldo Magalhães. Com cópia endereçada ao Diretório Nacional, ao governador do Estado, Paulo Câmara, e ao prefeito do Recife, João Campos, os parlamentares alegam que o correligionário “continua sua sanha de deslealdade e desprezo pela ética partidária e pelo estatuto do partido”.

Os deputados Danilo Cabral, Felipe Carreras, Milton Coelho e Tadeu Alencar, acusam Clodoaldo de avançar em suas bases eleitorais, cooptando prefeitos e lideranças municipais, para apoiarem a sua candidatura à Câmara dos Deputados, em 2022.

“Passados mais de 120 dias do início dessa jornada desgastante, jamais vista no PSB, consideramos ter chegado ao ponto de interromper a escalada agressiva do deputado estadual Clodoaldo Magalhães, que agora não mais apenas agride a relação harmônica e tenta diminuir a história orgânica da bancada federal do PSB de Pernambuco, mas desafia também as direções estadual e até nacional, e desafia também a autoridade política do governador, que já havia advertido o deputado estadual Magalhães acerca da impropriedade de seus atos”, declara trecho do ofício, datado de 19 de novembro, mas revelado pelo Blog do Magno, nesta quinta-feira (9).

Eles estiveram com o governador, em julho, para relatar essa insatisfação “jamais vista no PSB”. Cerca de dois meses depois, o grupo foi até o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, em busca de uma intervenção das movimentações feitas pelo primeiro secretário da Alepe.

Ainda em setembro, o presidente estadual do PSB Sileno Guedes soltou uma nota cobrando por unidade e defendendo que a prioridade do partido será reeleger sua bancada pernambucana. “Declaro que a nossa bancada federal na Câmara dos Deputados é integrada por militantes socialistas de longa data, orgânicos, com uma luta sem trégua em defesa dos valores do partido”, disse o dirigente.

Nos bastidores, uma fonte em reserva, explica que o incômodo da bancada não é sobre ter mais uma candidatura a deputado federal no páreo, mas a forma como Clodoaldo estaria cooptando a base do próprio partido. Tanto que não há problemas nas pré-candidaturas do filho do ex-governador Eduardo Campos, o gerente de Projetos Especiais do Governo Pedro Campos, nem do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Lucas Ramos. Inclusive, o grupo não estaria descartando sair do partido, caso nenhuma providência seja tomada para frear as movimentações de Magalhães.

RESPOSTA

A reportagem do JC entrou em contato com o deputado estadual Clodoaldo Magalhães, questionando se iria responder a respeito do pedido de expulsão apresentado por Tadeu Alencar, Danilo Cabral, Felipe Carreras e Milton Coelho. O primeiro secretário da Alepe, disse que não iria comentar o caso.

Nesta quinta-feira, em entrevista à Rede Nordeste de Rádio, Clodoaldo destacou a sua trajetória política - são quatro mandatos de deputado estadual e duas vezes eleito primeiro secretário na Alepe - e comentou sobre as dificuldades de seu projeto para 2022.

“Sempre aqui votando as pautas, as matérias de acordo com o projeto do PSB, que vem fazendo uma gestão em Pernambuco há quatro mandatos. São 16 anos que vão acabar agora em 2022, do PSB à frente dos destinos de Pernambuco e sempre votei a favor das matérias que têm conduzido esse projeto”, explicou o socialista.

Ainda segundo o parlamentar, sua candidatura está sendo construída através de um entendimento com a sua base política. “Isso foi uma oitiva bem detalhada. A gente primeiro sondou bastante a nossa base política, sondamos as lideranças do nosso partido, maiores. E depois dessa sondagem, que fiz questão de publicar nas minhas redes sociais, que isso tudo foi um movimento combinado. Não fiz nada sem combinar”, esclareceu.

Tags

Autor