PSDB e MDB

'Terei o maior prazer em receber a senadora Simone Tebet em Caruaru', diz Raquel Lyra

A declaração, feita através de nota, é uma resposta à série de elogios que a parlamentar sul-mato-grossense endereçou à tucana durante entrevista à Rádio Jornal pela manhã

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 09/02/2022 às 18:49 | Atualizado em 09/02/2022 às 18:53
Notícia
X

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, presidente estadual do PSDB, afirmou nesta quarta-feira (9) que teria "o maior prazer em receber a senadora Simone Tebet (MDB) em Caruaru para mostrar um pouco da cidade", além de apresentar para ela resultados da sua gestão. A declaração, feita através de nota, é uma resposta à série de elogios que a parlamentar sul-mato-grossense endereçou à tucana durante entrevista à Rádio Jornal pela manhã. Na ocasião, a senadora chegou a afirmar que gostaria de ir a Caruaru para conhecer pessoalmente a gestora, pré-candidata a governadora.

O aceno de Tebet a Raquel ocorre cerca de uma semana após os presidentes nacionais do PSDB e do MDB, Bruno Araújo e Baleia Rossi, respectivamente, anunciarem que têm conversado sobre a possibilidade de firmar uma federação entre as siglas. Apesar da tentativa de aproximação da pré-candidata à presidência da República com o tucanato pernambucano, os caciques locais do MDB não veem com bons olhos a união das legendas, uma vez que, aqui, elas estão em campos políticos opostos.

>> 'Havendo federação entre PSDB e MDB, ela será de oposição em Pernambuco', afirma Raquel Lyra. Raul promete resistir

>> Bruno Araújo enxerga que PSDB e MDB perderam força política e defende federação

>> Pré-candidata à Presidência pelo MDB, Simone Tebet rechaça ideia de ser vice e declara: 'Não tenho plano B'

>> Alas do MDB e do PSDB pressionam para união entre Doria e Simone Tebet

>> Mesmo sem ninguém ter perguntado, Simone Tebet rende homenagens para Raquel Lyra. MDB e PSDB conversam nacionalmente

Apesar disso, o ex-senador Armando Monteiro (PSDB) diz que enxerga espaço para o diálogo entre os partidos, ainda mais agora, que o Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou até 31 de maio o prazo para oficialização das federações. "Eu vejo com muita naturalidade a possibilidade desse diálogo. Sei que é uma construção complexa, mas o PSDB saiu do MDB. Ele foi, na época, uma dissidência emedebista, portanto ambos têm a mesma matriz histórica, a mesma matriz doutrinária, são partidos que têm muitas afinidades", observou.

Durante a entrevista, ao ser questionada se poderia abrir mão da disputa pela presidência para ocupar a vaga de vice na chapa de outro candidato, a senadora foi enfática ao afirmar que não tem "plano B" e pretende levar a sua postulação até o fim. João Doria, pré-candidato à presidência do PSDB, também tem se mantido firme no propósito de ir às urnas, embora uma ala do partido venha reiteradamente se colocando contra o seu nome.

Para Armando, o fato de os partidos terem cada um o seu pré-candidato a presidente não seria um empecilho para a formação de uma federação, pois esses projetos poderiam, no futuro, transforma-se em apenas um. "As convenções só vão ocorrer em julho, há tempo até lá. Portanto se a federação for construída, essas pré-candidaturas podem convergir para uma única candidatura que possa representar esse conjunto, e ela pode ser de um partido ou de outro. Mas ainda há um longo caminho a percorrer, que é de ouvir todas as lideranças desses partidos, que têm configurações regionais que por vezes não são coincidentes. Não estou imaginando que seja algo fácil, mas é algo que deve-se buscar", pontuou.

"ADMIRAÇÃO"

Armando lembrou que foi colega de Parlamento de Simone Tebet por quatro anos e que nutre grande admiração por ela. O pernambucano também disse que se alegra com a fala da senadora sobre Raquel e que, caso a visita a Caruaru se concretize, ficará satisfeito em participar do encontro.

"É muito bom que ela (Simone) identifique em Raquel uma gestora que tem todas as qualificações. Até, em certo sentido, as trajetórias das duas se confundem, porque ela também é de uma carreira jurídica, foi prefeita na cidade dela no Mato Grosso do Sul, então é muito bom que ela tenha essa admiração por Raquel. Eu vejo com muita naturalidade que, vindo a Pernambuco, ela possa encontrar Raquel, fazer uma visita, e nesse sentido terei também muito prazer em poder encontrá-la", afirmou o ex-senador.

Durante a campanha que antecedeu as prévias realizadas no PSDB em 2021, João Doria, Eduardo Leite e Arthur Virgílio, que estavam no páreo, estiveram em Pernambuco e participaram de encontros com Raquel.

Tags

Autor