Eleições 2022

Raquel Lyra deve tentar ser a primeira mulher eleita governadora em Pernambuco

Gestora tem evitado falar publicamente sobre o seu futuro eleitoral, mas há meses vem rodando o Estado com o Movimento Levanta Pernambuco, para a construção de um projeto alternativo para o pleito de outubro

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/02/2022 às 19:51
CARUARU
Raquel Lyra (PSDB) - FOTO: CARUARU
Leitura:

Conforme informações publicadas na coluna Cena Política, deste JC, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), já definiu que será candidata a governadora nas eleições deste ano. A gestora tem evitado falar publicamente sobre o seu futuro eleitoral, mas há meses vem rodando o Estado com o Movimento Levanta Pernambuco, que lidera ao lado do prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), para a construção de um projeto alternativo para o pleito de outubro.

Procurada, a prefeita não atendeu as tentativas de contato da reportagem, mas interlocutores ligados a ela dizem que a configuração tem grandes chances de se confirmar. "Eu sempre acreditei nessa possibilidade (de Raquel concorrer ao governo). Mas é claro que deve haver um momento dela fazer o anúncio definitivo, pois há a questão da sua retaguarda em Caruaru, então ela deve falar no momento que ache mais adequado, tem que haver esses cuidados", declarou um desses quadros.

Aliados, Raquel e Anderson definiram em 2021 que caminhariam juntos nas eleições deste ano. Com a entrada do residente Jair Bolsonaro no partido presidido em Pernambuco pelo prefeito de Jaboatão, porém, questionou-se se o militar da reserva aceitaria dividir palanque no Estado com uma aliada de João Doria, pré-candidato tucano à presidência da República.

>> Definido: Raquel Lyra será candidata ao governo de Pernambuco em outubro

>> Com Bolsonaro no PL, aliança entre Anderson, PSDB e Cidadania pode prejudicar vida partidária do prefeito de Jaboatão

>> 'Havendo federação entre PSDB e MDB, ela será de oposição em Pernambuco', afirma Raquel Lyra. Raul promete resistir

A questão, no entanto, parece estar pacificada. Ao menos até este momento, o prefeito está confirmado por mais dois anos no comando do PL, e deve ocupar o espaço destinado ao Senado na chapa encabeçada por Raquel. "Eu sinto que ele (Anderson) vai apoiá-la e pode até estar na chapa. Ele tem um partido que agrega, tem um grupo, estrutura, expressão e creio que a coisa se encaminha para isso. Com isso, na oposição nós devemos ter as candidaturas de Raquel e Miguel (Coelho, UB), a questão do Bolsonaro eu ainda não sei como deve ficar", pontuou a mesma fonte.

Raquel Lyra tem 43 anos e está no segundo mandato consecutivo como prefeita de Caruaru. A gestora é formada em direito e chegou a ser delegada da Polícia Federal antes de entrar para a política. Quando aliada do PSB, ela foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do Executivo Estadual e eleita duas vezes deputada estadual.

Filha do ex-governador João Lyra Neto, Raquel rompeu com os socialistas em 2016, depois de não encontrar espaço no partido para concorrer à Prefeitura de Caruaru. Hoje, a prefeita também preside o PSDB em Pernambuco.

Comentários

Últimas notícias