PERNAMBUCO

Morre ex-vice-prefeito de Recife e ex-procurador de Pernambuco Silvio Pessoa de Carvalho

Silvio Pessoa de Carvalho tinha 86 anos e morreu em casa na tarde deste domingo (20). Ele foi vice-prefeito do Recife na gestão Jarbas Vasconcelos, entre os anos de 1993 e 1994

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 20/03/2022 às 18:04
ACERVO PESSOAL
LUTO Político faleceu, em casa, após ter passado 74 dias internado - FOTO: ACERVO PESSOAL
Leitura:

Atualizada às 20h

O ex-procurador do Estado, ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-vice-prefeito do Recife Sílvio Pessoa de Carvalho, 86 anos, morreu na tarde deste domingo (20). Ele faleceu em casa, em decorrência de complicações de uma isquemia que sofreu em 2007. Esteve internado na UTI de um hospital privado do Recife por 74 dias. Havia recebido alta na última quinta-feira (17).

Sílvio Pessoa era casado e tinha quatro filhos. Deixa viúva Teresa Carvalho. O velório será nesta segunda-feira (21), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife, a partir das 15h. O sepultamento está programado para 21h.

Sílvio foi vice-prefeito do Recife, na gestão de Jarbas Vasconcelos, entre 1993 e 1994. Ele também comandou a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) no período de 1999 a 2006.  Atuou ainda como secretário estadual de Justiça e secretário de Finanças e de Justiça da Prefeitura do Recife. Presidiu o Sport entre 1972 e 1974.

"Papai nos deixa um legado de esperança na política e na vida pública. Em todos os cargos que passou foi inspirado nos mais elevados valores que devem reger a vida de uma pessoa. Nunca fez concessões às suas convicções", comentou o filho mais velho, Sílvio Pessoa Júnior, 57 anos.

"Hoje, uma parte importante de minha história e vida política partiu para a derradeira viagem. Silvio Pessoa foi muito mais que meu vice-Prefeito quando governei o Recife. Foi além de meu Procurador Geral quando fui governador de Pernambuco. Silvio, posso assegurar em testemunho, foi um amigo pleno, honrado, confidente, inspirador, e um guerreiro notável da resistência democrática", enfatizou o senador Jarbas Vasconcelos.

"Na data de hoje recebeu o descanso de uma vida de muitas lutas e o recesso de uma enfermidade que o tirou do convívio de muitos dos seus amigos e admiradores, dentre os quais me incluo. Você, Silvio, combateu o bom combate e deixa em todos nós muitas saudades. Aos seus familiares, meus sinceros sentimentos", complementou Jarbas.

"Sílvio era muito cordato e ponderado. Teve uma importância enorme na trajetória do senador Jarbas Vasconcelos. Quando Jarbas tinha que tomar uma decisão importante e reunia a equipe, Sílvio era a voz da razão. Sempre teve sua opinião muito respeitada", comentou a ex-deputada estadual, ex-secretária estadual e jornalista Terezinha Nunes.

SERIEDADE

"Dr. Silvio Pessoa deixa um legado de honradez e coragem. Marcou a Procuradoria e os procuradores que com ele conviveram pela pronta disposição em compartilhar conhecimento e incentivar os mais jovens. Tive o privilégio de ser nomeado e tomar posse durante sua gestão e com ele aprendi desde logo os atributos de um verdadeiro homem público", destacou o procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, numa nota de pesar.

Um dos filhos de Sílvio, Frederico Carvalho, é da PGE. "Nossos profundos sentimentos ao seu filho e nosso colega Frederico Carvalho e a toda a família de dr. Sílvio”, afirmou Ernani Medicis. 

"Sílvio Pessoa de Carvalho está entre os grandes nomes que marcaram a história da PGE-PE. Não apenas pela relevância do cargo que ocupou durante oito anos, mas, sobretudo, pela sua valiosa contribuição para a consolidação e o engrandecimento da instituição", ressaltou a nota divulgada pela PGE.


 

Comentários

Últimas notícias