Eleições 2022

Na Alepe, Antônio Coelho diz que Danilo Cabral cortou 20% dos recursos para a educação quando foi secretário estadual

De acordo com o parlamentar, seria irônico Danilo ter afirmado que gostaria de ser reconhecido como o "governador da educação", já que teria sido o responsável pelo maior corte orçamentário de Pernambuco justamente nessa área

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 22/03/2022 às 20:10 | Atualizado em 22/03/2022 às 22:20
Notícia
X

Líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Antônio Coelho (União Brasil) endureceu o tom contra o governo estadual e o pré-candidato do PSB a governador, Danilo Cabral, durante a sessão plenária desta terça-feira (22). De acordo com o parlamentar, seria irônico Danilo ter afirmado que gostaria de ser reconhecido como o "governador da educação", já que teria sido o responsável pelo maior corte orçamentário de Pernambuco justamente nessa área.

"No posto de secretário de Planejamento, no primeiro mandato de Paulo Câmara, Danilo Cabral foi o arquiteto do corte de 20% dos recursos para a pasta de Educação. Ele também foi o principal colaborador do governador na quebra da promessa feita aos professores de dobrar o salário desses servidores", disparou o deputado, que é irmão do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), também pré-candidato a governador.

Na ocasião, Antônio ainda declarou que a gestão Paulo Câmara teria institucionalizado as fake news, em alusão à publicidade feita em torno do Plano Retomada, um conjunto de ações do Executivo que promete investir cerca de R$ 5 bilhões no Estado até o fim de 2022, com o objetivo de gerar em torno de 130 mil novos postos de trabalho. "Essas inserções são flagrantemente alienadas da realidade. O material publicitário quer passar a imagem de que Pernambuco está crescendo e retomando o seu protagonismo no Nordeste e no Brasil. O Plano Retomada não passa de um artifício eleitoreiro; um pacote de promessas que visa impressionar a população. No entanto, sete meses já se passaram desde o lançamento e, até o momento, não apresentou nada de concreto", pontuou o deputado.

Para a liderança oposicionista, a iniciativa do governo socialista teria viés eleitoreiro, visto que foi anunciada em uma data próxima à revelação de que Danilo era o escolhido do PSB para a disputa pela sucessão de Paulo. "Ao analisarmos por esse contexto, é até compreensível todo esse esforço de marketing que está sendo realizado pela gestão estadual, pois estamos diante de um grande desastre que precisa ser maquiado. Até quando o erário terá que sangrar para disfarçar a incompetência do PSB? Isso é uma ofensa ao contribuinte, à inteligência do nosso povo", cravou.

Por fim, o parlamentar declarou que o PSB abusou da boa vontade do povo pernambucano ao longo do período em que está no poder. "E todos esses votos de confiança foram retribuídos com sucessivas frustrações. Estou certo de que isso vai nos levar a maior mudança de paradigma político dos últimos 16 anos no Estado", disse Antônio Coelho.

O líder do governo na Alepe, Isaltino Nascimento (PSB), procurado pelo JC, respondeu através da seguinte nota enviada pela assessoria de imprensa.

O deputado Antônio Coelho faz de conta que não percebe a dimensão de um projeto como o Retomada para Pernambuco, num momento tão grave nessa quadra da história brasileira. São 3,1 bi para obras de infraestrutura em andamento ou já concluídas. Essas ações já mostraram resultados concretos, registrando o maior saldo de geração de empregos em dez anos, com quase 90 mil novos postos de trabalho.

O que tem sido feito em Pernambuco na área da Educação é um flagrante contraponto à política de desmantelamento executada pelo governo Bolsonaro, a quem o deputado Antônio Coelho é ligado. Haja vista o que foi hoje noticiado à exaustão pela mídia brasileira a respeito do mega esquema de corrupção confessado pelo Ministro da Educação, sob comando direto do presidente da república. Sobre isso, nenhuma palavra do deputado Antônio Coelho. Ele prefere fazer cortina de fumaça.

Pernambuco, por exemplo, é o único Estado que em sua série histórica do IDEB – criado em 2005 - registrou evolução no crescimento em todas as suas edições e também o único a atingir a meta do MEC em todos os anos, destacando-se mais uma vez nacionalmente no Ensino Médio. Temos a maior quantidade de escolas integrais do Brasil, por exemplo.

Sobre a candidatura de Danilo Cabral ao governo do Estado, a Frente Popular tem a absoluta convicção que ele é a melhor alternativa para o povo de Pernambuco. É fundamental que tenhamos alguém com experiência administrativa e amplitude política porque os desafios são imensos. E Danilo reúne esses atributos.

Tags

Autor